quinta-feira, 15 de abril de 2010

Princípio da Sustentabilidade

Aqui deixo mais um excerto do livro abaixo referenciado, de Valdemar Rodrigues. Um texto que traduz, por palavras que eu não conseguiria exprimir, aquilo que penso sobre o conceito de sustentabilidade.


"A sustentabilidade representa um extraordinário ideal de aperfeiçoamento humano que se apoia num paradigma essencialmente novo de desenvolvimento: o do desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade resulta da revelação social de um conjunto de novos e renovados valores, processo que se organiza em torno de uma visão humanista alargada e respeitadora da totalidade e da multiplicidade das energias criadoras existentes na Terra. A sustentabilidade implica o desenvolvimento em cada homem em cada geração humana de um sentido elevado e altruísta de dever de cuidar daquilo que não é de sua pertença, embora esteja à sua mercê. Este processo de mudança cultural deve assentar num conceito abrangente de bem-estar humano e de felicidade, pelo que é dever fundamental das políticas reflecti-lo no virtuoso exemplo e no seu ideal de justiça, e promovê-lo adequadamente pela persuasão, dando às pessoas oportunidades de praticarem o bem e de serem criativas. A educação para a sustentabilidade, a boa governação, a boa ciência e a ligação mutuamente produtiva de cada homem com a natureza e com a restante humanidade são exemplos de factores «enzimáticos» da cristalização nas sociedades deste quadro essencialmente novo de valores."

Valdemar J. Rodrigues, em "Desenvolvimento Sustentável - uma introdução crítica", Parte II - Ambiente e Sustentabilidade - O discurso abrangente da sustentabilidade e seus princípios, Editora Principia, 2009 (imagem da net)

12 comentários:

  1. Oi amiga,

    muito bom esse post, como todos os outros. Sou sua fã.
    Mas infelizmente as pessoas não entenderam a importância de se construir a sustentabilidade.
    Bj,
    ÉRICA SENA

    ResponderEliminar
  2. Olá Érica

    Obrigada, este livro, de que já publiquei alguns excertos (este é o 4º), e com a gentil autorização do autor, é uma maravilha. Todos deviam lê-lo, pois além de fundamentado, bem explicado, é acessível mesmo a quem não tem formação na área. Muito bom mesmo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. A única situação incompatível é realmente o Tempo... este escasseia de forma assustadora... mas a maioria nem disto se dá conta!
    E quando falamos de ideais, valores e visões... então podemos estar certos que nunca será algo da dimensão que necessitamos, pois infelizmente, nunca serão ao nível planetário, pois o que para mim é um ideal e um valor de forma de viver e estar, para outros 1.000.000.000 já não o é.
    E cada dia que passa nos afastamos mais da Verdadeira Sustentabilidade, pois somos, cada vez mais, Animais Humanos a pressionar e destruir os ecossistemas deste Planeta...

    ResponderEliminar
  4. Voz a 0 db
    Infelizmente, tem razão. A sustentabilidade não passa apenas por cuidar do planeta e da natureza, mas também por cuidar uns dos outros. E afastámo-nos dos objectivos do milénio...
    Mas, como sempre digo, dvemos fazer a nossa parte, e nessa parte cabe também, divulgar a mensagem como podemos, e isso eu sei que também faz. Haja esperança, mas sem grandes ilusões.

    ResponderEliminar
  5. Sabe que eu parto-me a rir com estas invenções de "objectivos do milénio"... Nós nem um objectivo a 10/20/30 anos conseguimos estipular e fazer cumprir... veja o caso do Acordo de Quioto... enfim é a forma que alguns arranjaram para passarem o tempo!

    ResponderEliminar
  6. Sabe o que é Voz 0 db?! estamos muito atrasados... os masters tomaram conta disto há já muito tempo. Entramos na nova ordem, a Era de eliminaro maior nº de pessoas do planeta,,num curto espaço de tempo. Penso que é tarde para intervenções pacíficas e a guerra, vai de encontro aos objectivos deles. A ganância é a maior inimiga da sustentabilidade.

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto Manuela.
    E de facto resume de forma sublime o tema Sustentabildiade.
    A Terra é o nosso condomínio comum. Pois se as pessoas, nos seus condomínios habitacionais tendem a respeitar as regras de forma a terem uma vivência melhor, então, quando é que metem na cabeça que têm de fazer o mesmo com a casa grande onde todos vivemos, que se chama Planeta Tera ?

    ResponderEliminar
  8. Voz a 0 db, Fada e Eduardo

    Estamos num mundo de costas viradas para a sustentabilidade é certo, e mais que evidente.
    Também é cert oque está muita gente enganada, julgando que o crescimento económico irá resolver todos os prolblemas. Maior engano não há.
    Há uma terrível falta de informação assertiva e de qualidade. As pessoas só são informadas sobre o "que vende", o que é muito triste e revoltante.
    Mas se fossem informadas adequadamente, se lhes fosse dada a liberdade de pensar, talvez as coisas mudassem.
    Precisamos de ajudar a informar e de divulgar uma postura de pensamento positivo e assertivo, só assim podemos ajudar a mudar o estado de coisas. Posso estar errada, mas estou convencida que o negativismo e o pessimismo não ajudam a resolver nada, antes pelo contrário, ajudam a puxar a sociedade para para baixo. É um defeito muito português, que não nos deixa sair da cepa-torta.
    De olhos abertos, mas com pensamento positivo, penso que é a melhor opção.

    ResponderEliminar
  9. O meu pensamento é tão positivo que quando passo junto a alguém com pensamento negativo sai logo faísca... tal é o diferencial!!!
    Temos, como em tudo na vida, de saber ter conta, peso e medida...
    O único grande problema é que o Tempo urge, e a Tarefa é colossal... Arrisco mesmo a dizer que é 99% impossível de concretizar em Tempo útil... Pois o contador continua a somar e pelos vistos não tem aspecto de parar/reduzir...

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelo texto, Manuela. Trata-se de um tema dos mais importantes. Falar dele de modo acessível é de louvar. Parabéns ao autor.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Voz a 0 db

    Tem razão, o tempo urge! Hoje mais que ontem! O tempo útil já passou, na minha óptica. Com a velocidade com que a mensagem se espalha, tudo será lento, e apenas poderemos minimizar estragos. Mas façamos a nossa parte.

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana Paula

    Eu é que agradeço a visita :)
    Sobretudo quando o tempo escasseia, prefiro usar palavras de quem sabe mais do assumto e que também sabe escrever bem melhor do que usar as minhas. Muitas vezes espressam bem melhor o que penso.
    Recomendo vivamente o livro. É excelente, e devia ser obrigatório :) - estou a brincar, mas a sério!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.