domingo, 7 de março de 2010

Permacultura Mais Cedo ou Mais Tarde

Dia 8 de Março, entre as 15 e as 16 horas, Maurício Umann será o entrevistado do jornalista João Paulo Meneses, no programa Mais Cedo ou Mais Tarde, na TSF, num programa dedicado à Permacultura. Maurício Umann, nascido no Brasil, dedica-se em Portugal à Permacultura desde 2005, partilhando as suas experiências através do blogue O FOJO.

Se não ouviu em directo, ouça agora aqui neste link à TSF.


5 comentários:

  1. Olá a todos,

    Conheci o Maurício Umann no dia 18 de Julho de 2009, no primeiro encontro, organizado no âmbito desta Rede, para pensar a possibilidade de criar uma Associação de Permacultura.

    O baixinho vindo de Porto Alegre, Brasil (conhecida pelas políticas activas de sustentabilidade), demonstrou logo ali a sua tendência natural para liderar, e sobretudo agir. Não facilitou, começou logo a aliciar-nos para uma visita ao Fojo. Era quase de noite, e para além do enorme cansaço que tomava conta de mim, só conseguia ver um enorme matagal, enquanto o Maurício, lá explicava aos companheiros de jornada, os limites do terreno, e as suas enormes potencialidades (ele lá deveria saber)...

    Para mim, era interessante ter tão perto de Pombal, alguém aparentemente tão enérgico para levar a coisa a bom porto (motivo de reportagem aqui para a Rede). As minhas visitas ao Fojo sucederam-se, e a minha admiração pelo Maurício e pela Filipa aumentaram proporcionalmente. Ao compreender a história da aquisição daquele terreno, várias vezes pensei que, a inspiração dada pela dedicação e esforço ao um projecto tão díficil, dadas as várias circunstâncias, poderia ser um catalisador para muitos tomarem a decisão de mudar de vida.

    Voltei, juntamente com a família, a estar hoje no Fojo. Se bem que, estive focado num pequeno David de 20 meses de idade, deu para perceber que algo inexplicável se passa no Fojo. Simplesmente há uma tendência para tudo correr bem. A sorte dá muito trabalho, e se dá, mas há uma energia no baixinho de 1,90 m? que contagia tudo e todos.

    Mais cedo ou mais tarde, o Maurício teria que pôr a boca no trombone. É amanhã às 15h00 na TSF.

    Estaremos muito bem representados.

    Viva a Permacultura em Portugal!

    Discussão em baixo:

    http://permaculturaportugal.ning.com/profiles/blogs/permacultura-na-tsf-mais-cedo

    Até amanhã.

    João Leitão

    ResponderEliminar
  2. Olá João

    Muito obrigada por nos apresentar o Maurício.
    Também já aqui apresentei o João no projecto Coisas do Vizinho (http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2009/10/coisas-do-vizinho.html), e pouco falta para falar da rede que criou, a Permacultura Portugal, já com mais de 700 membros.
    Amanhã, vou ver se não falho a TSF às 15h para ouvir o Maurício.

    Obrigada e até amanhã

    ResponderEliminar
  3. Pois eu que todos os dias ouço esse programa, logo hoje, a TSF deixou de dar em todos os aparelhos que há por cá!!!
    Sorte macaca! Apre!

    ResponderEliminar
  4. Fada
    Também não pude ouvir em directo, mas já está disponível o link na TSF, que já adicionei ao "post" (http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1514112)
    Estou a ouvir agora, e estou espantada por estar a ouvir um brasileiro que está em Portugal há 9 anos e que praticamente não tem sotaque. Não conheço outro exemplo!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo link! Gosto muito do Mauricio e da Filipa, muita simpatia, boa energia, focados e grandes seres humanos :-)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.