sexta-feira, 12 de março de 2010

Arroz geneticamente modificado? Não, não queremos!

"O arroz é alimento diário para metade da população do mundo. O arroz geneticamente modificado (arroz GM), por outro lado, é uma ameaça para a agricultura, para a biodiversidade e um risco para a nossa saúde.

Actualmente, o arroz GM não é cultivado comercialmente, apenas em campos de ensaio. Contudo, a Bayer manipulou geneticamente o arroz para suportar altas doses de um pesticida tóxico chamado glufosinato, considerado tão perigoso para os seres humanos e o ambiente que em breve será banido da Europa.
Em poucas semanas, a União Europeia deverá decidir se o arroz GM pode ser introduzido nos países da UE, aparecer nas prateleiras dos supermercados e acabar no nosso prato. Se a UE aprovar a importação de arroz GM da Bayer, os agricultores europeus e de outras partes do mundo em breve poderão cultivá-lo."

"Em 15 de Outubro de 2009, a Greenpeace entregou 180.000 assinaturas na Comissão Europeia, mas ainda continuam a recolher assinaturas contra o arroz da Bayer. Mas ainda podemos fazer a diferença assinando esta petição, enviando para os amigos e partilhando nas redes sociais."

Assine a Petição da Greenpeace aqui

Fonte: Greenpeace (tradução livre)



Informe-se melhor e veja o que mais pode fazer, como por exemplo, enviar uma carta ao Ministro da Agricultura, na Plataforma Transgénicos Fora. Lembre-se que Portugal é o terceiro maior produtor de arroz da União Europeia, e que os portugueses comem, por ano, mais arroz do que qualquer outro europeu.

5 comentários:

  1. Olá Manuela Araújo!

    Esperemos que a UE não repita a posição que tomou em relação ao milho, e acrescente o arroz à lista dos alimentos de laboratório.
    A maioria das pessoas, mais do que ter a certeza, sente que nos querem enfiar goela abaixo aquilo que não queremos. E não havendo mais que comer - escolher - pensam os donos dos labortários que é por aí que nos vão vencer. Esperemos que haja vontade, para além de bom senso, para que que quem pode - e deve - não se deixe subornar, já que, em última análise, é por aí que tudo passa - infelizmente ...
    Eu já fiz o meu bocadinho, que é muito pouco, e assinei.

    Um abraço; bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Oi Manuela,

    estamos na mesma sintonia...contra os malditos transgênicos!!
    Já assinei e postei no FB. Vamos fazer barulho mesmo!!!
    Depois te darei os parabéns!!!

    bjinhossss,

    ÉRICA

    ResponderEliminar
  3. Olá, Manuela,
    Já sem tem falado, aqui, este grave problema dos transgénicos! É lamentavelmente, lamentável, o slogan "os transgénicos erradicam a fome"! E, já agora, porque não dizer que alimentam a incidência de futuras linhas tumorais!...
    Entre muitas outras questões…

    Um abraço...

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Além de assinarmos a petição, se todos os cidadãos minimamente conscientes, enviássemos cartas ou emails, para os ministros, partidos, presidente da república, presidente da comissão européia, etc, com certeza que a tarefa de aprovar qualquer OGM, seria mais árdua.
    Não facilitemos os interesses econômicos, por favor, passem a mensagem aos amigos e conhecidos.
    Será que estou a ser naif?
    Eu já o fiz

    ResponderEliminar
  5. Vítor, Érica, Jeune Dame e Ana Teresa

    Desculpem só agora "dizer" alguma coisa, mas passei aí umas semanas em que o tempo livre foi mesmo muito pouco.
    Os transgénicos e os OGM's em geral estão praticamente a "cair no nosso prato", temos de nos juntar para ajudar a proteger o ambiente e a saúde desta ameaça muito mal estudada!

    Obrigada e um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.