segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aquecimento global

Encontrei este artigo no blogue Universo Paralelo de um jovem cientista português, Dário Cardina Codinha, que nos mostra algumas realidades do Aquecimento Global. Não é costume neste blogue copiar textos de outros blogues... esta excepção é por se tratar de um jovem cientista dedicado a muitas matérias interessantes e dignas de estudo e da nossa atenção. Temos de divulgar, promover e apoiar as nossas "mais valias" humanas e acima de tudo, temos de ter orgulho nos jovens "anónimos" que se preocupam com o futuro da humanidade. São estes cientistas a esperança da nossa geração e das gerações vindouras. Vale a pena uma visita a este blogue, especialmente para quem gosta de ciência e de saber coisas que a muitos de nós, nem nos passa pela cabeça.

Aquecimento Global

"A Terra está a ficar mais quente, a temperatura da superfície aumentou 0,6 graus Celcius nos últimos 100 anos. Mudanças causadas por uma concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão a afectar o ciclo da temperatura? A respeito do degelo dos glaciares no Norte uma recente descoberta afirma que a transformação no Ártico é uma tendência natural ligada à emergência da Pequena Idade do Gelo. Uma concentração de gases de efeito estufa, lançado pelo Homem ajuda a aquecer a Terra. Em apenas dois anos o lago Rochemelon, a 3200 metros de altitude, nos Alpes franceses pode demonstrar a capacidade de influência humana. Em 2001 este lago tinha 600 metros de comprimento, 40 de largura e 19 de profundidade. Desde então as dimensões cresceram 8% no comprimento, 50% na largura e 25% na profundidade.

Aerossóis, Cfc’s e compostos lançados na atmosfera, tanto por fábricas, como pela poluição diária nas cidades, ou também na agricultura tradicional em que se usam pesticidas, praguicidas, estão a afectar em muito o sincronismo biológico. Correntes de ar ascendente dentro de uma nuvem sustentam gotas de chuva enquanto são pequenas. Gases como dióxido de carbono, metano, óxido de azoto entre outros gases fazem com que as gotas cresçam pouco e devagar enquanto a nuvem cresce. Essas nuvens não chegam a produzir chuva. As gotas evaporam, a água com os aerossóis não volta a cair e é levada pelos ventos até ao Atlântico ou Pacífico.

Os anfíbios também são vítimas da poluição. As deformidades em anfíbios como rãs e salamandras começaram em áreas onde grandes quantidades de fertilizantes e insecticidas eram aplicadas. Um dos produtos listados como um dos responsáveis pelas graves deformidades foi o metoprene que foi promovido como substituto seguro para o DDT – pesticida proibido. Também grandes quantidades de ácido retinóico pode desencadear malformações em rãs. Mas a poluição é apenas um dos elementos que o provocam."


Vote pelo Planeta, é a nossa casa, a casa dos nossos filhos e de todas as outras espécies.
Vote pelo Maravilhoso Planeta Azul, antes que se torne Vermelho. Clique no banner abaixo.

14 comentários:

  1. Oi Manuela,
    Parabéns pelo Blog. A partir de agora estarei acompanhando por entender que se trata de algo relevante.
    Abraços Tupiniquins.

    ResponderEliminar
  2. Olá Waldemiro
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário ao blogue. Fica aqui também a indicação, para os interessados em biologia e ecologia, e não só, que vale a pena visitar o seu Adaptações.
    Uma abraço

    ResponderEliminar
  3. Cara Fada

    Óptima escolha esse texto de Dário S. Cardina Codinha, que fala de tanta da poluição química que a nossa espécie está a deixar no planeta. É poluição do ar, da terra, da água, e como se não bastasse, a poluição nas "espécies", com a história dos transgénicos. E mais, a enorme perda de diversidade que acarreta esta poluição geral. Diminui-se a poluição com aerossóis, mas continuam a aumentar muitas outras formas de poluição. Inclusive o CO2, que, não sendo poluente, acaba por ser um perigo para os equilíbrios do planeta, face à concentração que já atingiu.
    Toda a vida na terra é afectada pela poluição, não tenhamos dúvidas, uns mais outros menos, mas ela anda no ar, no mar, nos rios, na terra, e até na cabeça de muita gente!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Ora agora é que tu disseste tudo. A poluição da cabeça dos políticos e das maiorias, levou a que tudo ficasse poluído. Poluem a informação e o "Zé" vai atrás... sabe lá no que consiste, pensar com o mínimo de sensatez. Nada pior que a sabedoria "arrogante" generalizada dos nossos dias. Nem sequer sabem o que é o caminho do meio... termo! todos estamos cheios de razão!

    ResponderEliminar
  5. Uma óptima abordagem FADA; andas a ficar uma verdadeira especialista nestas andanças do "bitaite" (com o devido respeito, e tu sabes que é muito).

    Já há dias te li no outro artigo para publicação em jornal e agora aqui voltas a surpreender.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada QUINN, és muito lisonjeador, mas Dário, foi o cientista que escreveu o artigo... :))
    Que a mensagem não se torne dúbia... quando digo que temos razão, somos todos aqueles que nadamos contra a corrente.
    Foste tu que me disseste Nela e com toda a razão, que só peixe morto é que vai com corrente.
    Há que espalhar o nosso descontentamento, com o que nos querem impingir.

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Helena,

    Mais uma vez os meus parabéns por ter trazido até nós, um trabalho que merece todo o destaque possível e um enorme aplauso.

    Parabéns ao autor e um beijão para si, da amiga

    ResponderEliminar
  8. ótima postagem !!!!é um problema muito sério e difícil de ser resolvido !!!bjcas,,,,,

    ResponderEliminar
  9. qd vc tiver oportunidade,pegue um selinho do meu blog.....bjcas....

    ResponderEliminar
  10. Os meus parabéns ao jovem cientista.

    Como diz, e muito bem, é preciso trazer até nós jovens promissores, anónimos com valor, e divulgação científica.

    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  11. Olá fadinha,

    Obrigado por teres colocado referências ao meu post, que por sua vez tem outras referências. Divulgar boa informação é importante. Obrigado pelos comentários no meu blog. É bom ter algum alento, mesmo de quem não conhecemos. Alguém que valorize o trabalho feito.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Não tens de agradecer Dário...
    Eu gosto de pessoas como tu que se dedicam de corpo e alma ao conhecimento e seguem com o seu trabalho sem que nenhum obstáculo se lhes interponha. Apesar da biotecnologia ser complicada para os comuns como eu, gosto de seguir os teus temas, explicados de uma forma acessível. Nada de linguagens muito técnicas. Ninguém merece tanto apoio, como um jovem que tem trabalhado tanto como tu, para o bem das espécies e do Planeta. Basta dar uma espreitadela ao teu blogue para ver que assim é!
    Fico contente que me aches um alento, muito contente, pois apesar de te não conhecer, aprecio o teu "rasgo" e lucidez naquilo que defendes. Mas isso já é mais com as nossas conversas... :)) Continua Dário, o Mundo precisa de pessoas como tu... Parabéns pelo teu trabalho árduo e benéfico! ;)

    ResponderEliminar


  13. Obrigada pelo seu apoio.
    É mais saudável divulgar este tipo de informação do que aquela tão badalada dos órgãos de informação, que no fundo, não passa de lixo. Divulguemos o que há de bom também...jovens empreendedores é muito importante. É importante para o nosso futuro e para o futuro deles!
    Beijinho

    Mimirabolante obrigada pelo seu comentário e Ana Paula Sena, concordância completa, obrigada e um Beijo para ambas.

    ResponderEliminar
  14. Mimirabolante

    Agradecemos muito os selos "Amizade", "Me ajude a Viver" e "Blogueiros unidos em prol de um mundo melhor", que fui buscar ao seu blogue Arquivo Mimirabolantes.

    Muito obrigada e um grande abraço.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.