domingo, 2 de agosto de 2009

Estamos Fartos

O blogue A Nossa Candeia lançou-nos o repto para dar continuidade à iniciativa designada Fartos.net. E desde já agradecemos o voto de confiança da Ana Paula Fitas.

A origem desta iniciativa partiu da ATTAC, organização internacional existente desde 1998, que abrange mais de 40 países, e que tem como fim "promover e realizar todo o tipo de acção para a reconquista, pelos cidadãos, do poder que a esfera financeira exerce sobre todos os aspectos da vida política, económica, social e cultural do mundo, de entre estes meios figura a taxação das transacções sobre os mercados de câmbio (taxa Tobin)".

Porque também estamos fartos de violência, de falta de respeito pela liberdade e pela vida humana, de falta de democracia e de falsas democracias, aqui fica o texto base da iniciativa e o filme:

"No Irão morreram mais de 20 pessoas em protesto contra os resultados eleitorais e exigindo mais democracia. As liberdades fundamentais foram suspensas. Nas Honduras, militares golpistas extraditaram o presidente democraticamente eleito. Os protestos já geraram duas vítimas mortais. As liberdades fundamentais foram suspensas. Na China, 140 pessoas morreram em protestos contra a suposta hegemonia de uma etnia. 1400 pessoas foram presas e as liberdades fundamentais foram suspensas.

Estamos fartos disto! Estamos fartos de repressões e ditadurices. Estamos fartos de desrespeitos claros aos mais básicos direitos fundamentais. Estamos fartos de ver a liberdade ser suspensa. Estamos fartos de ver a democracia ser adiada em tantos países. Estamos fartos da paz ser constantemente hipotecada. Não pode ser! Estamos fartos e, dentro das possibilidades de cada um, vamos fazer barulho por isso! Temos dito!"



E aqui fica a sugestão a mais 10 blogues para darem continuidade a Fartos.net:


11 comentários:

  1. Amanhã vai para A escada.

    ResponderEliminar
  2. Oh pá, se é para protestar, contra o estado de coisas, chamem por mim!
    Vamos fazer estado de sítio via net?!
    E se fosse lá fora, defendendo os nossos Direitos? Isto de andarmos a fazer "barulho" surdo mudo, pouco fruto vai dar. Se virmos bem, o nosso lindo rectângulo,à beira mar plantado, precisava de uma boa revolução! Eu entendo que queiramos defender os desgraçadinhos lá fora, mas por acaso até penso, que somos um dos países, com menos Democracia "cá dentro"! Se é que existe! Tenho sérias dúvidas!...
    E isto dos cravos, não foi lá... melhorou só um bocado. Povo borrado, ou andamos sempre a adiar?
    Primeiro limpamos a "nossa casa" e depois, vamos dar uma mãozinha aos vizinhos, tá?
    De qualquer forma, é uma iniciativa de Valor!

    ResponderEliminar
  3. Fartinho, fartíssimo até já não poder mais. À beira da nausea...

    ResponderEliminar
  4. Amiga Manuela,
    Pensei que estivesse de férias, afinal ainda está bem activa.

    Adorei o seu post, também estou farta, estamos nos semprejovens, no fernandascorner e mais.
    Junte o nome dos blogues à sua lista.

    Estamos consigo.

    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Manuela, sim, sim o E esse tal Meio Ambiente? está nessa.
    Particularmente, acho que é pra isso que servem as mídias sociais independentes, como blogs e twitter... Temos de usá-los em algo útil, em prol dos nosso direitos...
    E, nessa globalidade, de união fora das fronteiras nacionais é muito legal.
    Eu aceito e vou tentar levar a união dos blogs do meu estado nessa... Há uma galera bastante unidade aqui que pode ajudar.
    Mas, na verdade, só me pergunto em relação ao carácter prática da iniciativa, quero dizer, após colocarmos o selo e twittarmos, o que vem? Esta é, acho eu, a questão que devemos levar ao pessoal da ATTAC, pra que não fique apenas "no papel", entende?

    Mais uma vez, obrigado por toda sua ajuda, fico bastante lisonjeado. E já já posto a galera pra nos ajudar.

    Muito obrigado, abs

    ResponderEliminar
  6. Amiga Manuela,

    Já está nos dois Blogues acima referidos, e na minha página do Facebook.

    Amanhã passarei a palavra aos outros Blogues amigos.

    Beijo
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Olha, há um outro prémio atribuído aqui ao blogue por um amigo brasileiro.

    ResponderEliminar
  8. Somos uns premiados topo de gama! :)

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Manuela Araújo.

    Deixo como sugestão o endereço www.bubok.pt. Aqui pode encontrar a primeira editora online para auto-publicação neste nosso país à beira mar plantado. Esta é uma forma de democratizar a edição de livros em que, à semelhança do YouTube em relação aos vídeos e do MySpace em relação à música, é o autor quem tem o controlo sobre tudo.

    Na Bubok são as suas ideias que ganham liberdade.

    O processo de publicação é muito simples e rápido, deixando-lhe com o controlo total do seu livro. São 5 passos a seguir, do upload do ficheiro com a sua obra, à escolha do preço da obra. Através do sistema Print On Demand, não há tiragens mínimas obrigatórias. A impressão do livro é feita por encomenda, evitando os excedentes poeirentos e poluentes.
    Romances, fotografias, receitas de culinária, monografias, diários de viagem, actualidade, etc, tudo pode ser publicado na Bubok.

    Depois de publicar, é o autor quem promove o seu livro: na livraria da Bubok; através de sms´s, comments, fives, vídeos, fotos. Vale tudo, só depende de si!

    Se gostou da Bubok.Pt e pretende ajudar-nos a divulgar este projecto a todos os autores que queiram publicar os seus conteúdos, pedimos-lhe que inclua um link para o nosso blog na sua lista de links: http://www.bubok.pt/blog/

    Qualquer dúvida que surgir, não hesite em contactar-me: marta.furtado@bubok.com

    Vá a www.bubok.pt, conheça o projecto e comece a publicar.

    ResponderEliminar
  10. Cara Manuela, fiquei uma boa parte desta penúltima noite açoreana a ler o blogue e respectivos comentários. E fiquei não só agradavelmente surpreendida, como fiquei mais instruida sobre um tema de que se fala muito mas se faz pouco, pese embora estar representado na A. República.
    Nunca é tarde para se aprender e eu fico a dever-lhe esta.Bem haja!

    ResponderEliminar
  11. Cara Helena Sacadura Cabral
    É uma honra tê-la aqui por este canto que tenta espalhar um bocadinho o respeito pelo planeta.
    E é um privilégio ter uma pessoa como a senhora, que embora não conhecendo pessoalmente, muito estimo, a aprender nem que seja um bocadinho com este blogue.
    Muito obrigada pelas suas palavras de ânimo.
    Bem haja!
    Um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.