sábado, 25 de abril de 2009

Mankind Is No Island

O nosso planeta depara-se hoje com uma forte crise, estando em causa a sustentabilidade da nossa sociedade, da espécie humana e da vida na Terra. Uma forte crise em três vertentes:
  1. A crise económica e financeira - aquela de que se fala, e que afecta hoje milhões de pessoas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, e que antes tinham níveis de vida bem mais aceitáveis.
  2. A crise ambiental, derivada das alterações climáticas e do consumo excessivo dos recursos naturais, que afecta já também milhões de pessoas de vários pontos do globo, onde a desertificação, a falta de água ou as chuvas diluvianas lhes tiram a vida ou a põe em risco.
  3. A crise de valores, disseminada por toda a espécie humana, que afecta tanta e tanta gente em tantos lugares do mundo, e que permite a alguns terem tanto à custa de tantos nada terem.
É esta crise de valores o tema deste filme de 3 minutos e meio, de Jason van Genderen, "Mankind Is No Island", filmado com um telemóvel e com um orçamento de 57 dólares, e que ganhou o prémio de curtas metragens Tropfest NY 2008.

Neste dia em que se comemoram em Portugal 35 anos da Revolução de 25 de Abril, deixo-vos com este fantástico, inspirado e imperdível filme, e com a minha frase preferida, de Gandhi:
  • "No mundo há riqueza suficiente para satisfazer as necessidades de todos, mas não para alimentar a ganância de cada um”.




    1 comentário:

    1. Agradeço ao meu amigo Armindo Magalhães ter-me enviado o link para este filme. Obrigada

      ResponderEliminar

    Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

    Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.