segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Alterações climáticas e direitos humanos

Hoje faz 70 anos desde a Declaração dos Direitos Humanos, fica aqui uma reflexão, seguida de um  extracto de artigo do Washington Post sobre as emissões de CO2.

Os políticos que ignoram os avisos dos cientistas em relação às alterações climáticas,estão a promover graves violações do direitos humanos, ecocídios e mesmo genocídios. E deviam ser responsabilizados por isso. 

«As emissões globais de dióxido de carbono estão a atingir os níveis mais altos já registados, disseram os cientistas na quarta-feira, em relação às mais recentes evidências do abismo entre as metas internacionais de combate às alterações climáticas e o que os países estão a fazer.

Entre 2014 e 2016, as emissões permaneceram praticamente inalteradas, levando a esperanças de que o mundo estava a começar a mudar. Essas esperanças foram frustradas. Em 2017, as emissões globais cresceram 1,6% . O aumento em 2018 é projetado para ser de 2,7 %.

O aumento esperado, que leva as emissões de combustíveis fósseis e industriais a um recorde de 37,1 biliões de toneladas de dióxido de carbono por ano, está a ser impulsionado por uma taxa de crescimento das emissões de 5% na China e mais de 6% na Índia, juntamente com o crescimento em muitas outras nações. As emissões dos Estados Unidos cresceram 2,5%, enquanto as da União Europeia caíram apenas 1%.

Enquanto as nações continuam as conversações sobre o clima na Polónia, a mensagem do relatório de quarta-feira não foi ambígua: quando se trata de promessas para cortar nas emissões de gases com efeito estufa, o mundo está completamente fora do alvo.

"Estamos em apuros. Estamos em profundamente em apuros com as alterações climáticas", disse nesta semana o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na abertura da 24ª conferência anual sobre o clima, em que os países lutarão com as metas ambiciosas que necessitam para reduzir drasticamente as emissões de carbono nos próximos anos.

"É difícil exagerar a urgência da nossa situação", disse ele. "Mesmo quando testemunhamos impactos climáticos devastadores pelo mundo, ainda não fazemos o suficiente, nem avançando com a velocidade que é preciso para evitar uma crise climática irreversível e catastrófica."
...» 
Fonte  (tradução livre) e artigo completo 

4 comentários:

  1. A tua luta também passa pelos deveres...
    Segundo a CARTA UNIVERSAL DOS DEVERES E OBRIGAÇÕES DAS PESSOAS

    Cito:

    «ARTIGO DEZASSETE – 17
    1 – Todos nós, pessoas e organizações económico-empresariais, temos o dever e a obrigação de preservar e e de exigir a preservação do meio ambiente e a protecção da biodiversidade, para desfrute das gerações presentes e vindouras, procedendo a uma utilização racional e eficiente das energias e recursos naturais e garantindo um desenvolvimento sustentável.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente! Não conhecia esta Carta, mas faz TODO o sentido!
      Os direitos só podem existir se houver deveres.
      Obrigada, Rogério

      Eliminar
    2. Só encontro a carta em castelhano. Tem algum link para uma versão pt? Obrigado.

      Eliminar
    3. Bom dia. Sim, tem um link aqui, que encontrei no blogue do Rogério, Conversa Avinagrada. Bom ano

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.