sábado, 24 de novembro de 2018

Óleo de palma no meu depósito? NÃO!

Infelizmente, o "barato" preço do óleo de palma, aliado às suas características físicas, que o tornam de fácil utilização na indústria, está a dizimar florestas, orangotangos, ecossistemas,...

Felizmente, já começam a haver campanhas para não utilizar óleo de palma na indústria alimentar, e muitas pessoas já começam a estar sensibilizadas para isso.

No entanto...

O que a maioria dos europeus não sabe é que a Europa subsidia a queima de óleo de palma incorporando-o como "biocombustível" no gasóleo!


Assine a petição #NotInMyTank:  

Imagem daqui

«A grande maioria dos europeus desconhece que abastece o depósito do seu veículo a gasóleo com óleo de palma incorporado na bomba de combustível, mas ao saber deste facto declaram a sua oposição (Sete em cada dez europeus são contra a queima de óleo de palma nos seus carros).


 Num inquérito europeu que envolveu 4.500 cidadãos em nove países, realizado pela consultora de mercado Ipsos, concluiu-se que 82% dos inquiridos não estavam conscientes do fato de que o gasóleo contém óleo de palma incorporado.

 Quando questionados se apoiariam medidas para acabar com o apoio político e os subsídios para a utilização de óleo de palma na produção de biodiesel na Europa, 69% são favoráveis, apenas 14% são contra e 16% não têm opinião sobre o assunto.

A expansão do óleo de palma para alimentar os veículos automóveis na Europa tem como consequências a desflorestação e a drenagem de turfeiras no sudeste da Ásia. 

O biodiesel produzido a partir do óleo de palma é três vezes pior para o clima do que o gasóleo fóssil.  No ano passado, 51% do óleo de palma usado na Europa acabou nos depósitos de carros e camiões. 

Os condutores europeus são os principais consumidores (embora não conscientes) de óleo de palma na Europa.

Uma coligação internacional de associações de defesa do ambiente provenientes de vários países, incluindo a ZERO em Portugal, lançou uma campanha para apelar à Comissão Europeia que concretize a eliminação progressiva do óleo de palma para produção de biodiesel até 1 de fevereiro de 2019.

Está definido na revisão da Diretiva das Energias Renováveis, a eliminação progressiva da utilização de óleo de palma para produção de biocombustíveis, mas esta exige por parte da Comissão a definição de um conjunto de critérios e calendarização. 

Como tal, a Comissão Europeia não deve apenas encarar esta definição de critérios como uma obrigação legal, mas também como uma oportunidade única para mostrar que a UE não está atenta à vontade da grande maioria de europeus, que são contra a utilização de óleo de palma nos carros.

Portugal utiliza uma quantidade limitada de óleo de palma no setor dos transportes, cerca de 2,4% da matéria-prima utilizada para a produção de biocombustíveis é óleo de palma. 

O país tem, portanto, uma excelente oportunidade de estar na linha da frente na eliminação total do uso insustentável deste combustível, aumentando a utilização de matérias residuais como por exemplo os Óleos Alimentares Usados, cuja recolha em Portugal está abaixo do desejável.   

A petição é apoiada pela plataforma SumOfUs. A petição da campanha #NotInMyTank em:  https://www.sumofus.org/not-in-my-tank  »

Fonte: email da ZERO.  Mais informação em:  SETE EM CADA DEZ EUROPEUS SÃO CONTRA A QUEIMA DE ÓLEO DE PALMA NOS SEUS CARROS – ZERO ASSOCIA-SE A CAMPANHA EUROPEIA

Assine a petição #NotInMyTank:   No meu depósito não! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.