domingo, 11 de novembro de 2018

Natal sem óleo de palma

Uma cadeia de supermercados britânica "Iceland Foods" adotou um vídeo da Greenpeace como publicidade nesta época natalícia, assumindo que estão a remover o óleo de palma de todos os produtos com a própria marca numa campanha #NoPalmOilChristmas. O anúncio, com a voz  da atriz britânica Emma Thomsom. não foi permitido na televisão inglesa por ser "demasiado político" (fonte: Público). Abaixo está o vídeo da Greenpeace Brasil, com legendas em português, mas pode ver aqui o referido anúncio da Iceland. 



«Rang-tan é a história de uma garotinha e sua amiga orangotango que foi forçada a deixar sua casa na floresta. As florestas tropicais da Indonésia são destruídas para o plantio de campos e mais campos de óleo de palma utilizado em produtos que consumimos diariamente. »  Greenpeace Brasil

O consumo excessivo do óleo de palma (espécie Elaeis guineensis) é a razão da extinção dos orangotangos e de muitas outras espécies, pois para a sua produção, são destruídas as florestas nativas e todo o seu ecossistema.

Se quer contribuir para acabar com esta destruição de florestas e orangotangos:


1 - Deixe de consumir óleo de palma na alimentação e na cosmética. 
Tenha atenção aos produtos que compra, verifique os rótulos e rejeite se lá tiver óleo de palma. Na verdade, este não é fácil de detetar, pois os nomes são muitos, como: óleo de palma, óleo de palmiste, gordura vegetal fracionada e hidrogenada de palmiste, estearina de palma, palmoleína ou oleína de palma, manteiga de palma, ... . 
Alguns produtos alimentares já aparecem a anunciar "sem óleo de palma".

2 - Esteja atento e seja interventivo em relação às políticas de combustíveis, pois na União Europeia mais metade do óleo de palma usado é para queimar como fonte de energia, com o descaramento de lhe chamar "renovável"! Veja aqui.

- Assine as petições:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.