domingo, 27 de maio de 2018

Biodiesel: a cura é pior que a doença.

«O biodiesel é o biocombustível mais consumido na Europa hoje.

O problema? O biodiesel europeu emite, em média, 80% mais CO2 do que o gasóleo, de origem fóssil.

Imagem obtida aqui
O biodiesel de óleo de palma é o pior de todos os biocombustíveis. Liberta o triplo das emissões de gases do efeito estufa do diesel fóssil.  Apesar disso, é usado cada vez mais para abastecer carros e camiões a gasóleo europeus. E os motoristas não sabem que estãoa  queimar palma.

Todo o crescimento do biodiesel da UE desde 2010 vem do óleo de palma importado. Tanto é assim que os condutores são agora os principais consumidores de óleo de palma na Europa.

A cura é pior que a doença.» 

Fonte e saiba mais em biofuelsreform.org



«A União Europeia está atualmente a decidir sobre a expansão das energias renováveis até 2030, com a madeira designada como o principal biocombustível.

Com as florestas da Europa num triste estado, precisamos impedir que mais árvores se tornem em cinzas em nome da energia “verde”.

Assine esta petição e levante a sua voz contra a política equivocada de biocombustíveis da UE!


Apelo à ação

Para: Comissão Europeia, Parlamento, Conselho de Ministros e governos dos 28 Estados-Membros

A EUROPA QUER DEPENDER AINDA MAIS DAS FLORESTAS PARA A PRODUÇÃO DE MADEIRA COMO COMBUSTÍVEL, EM DETRIMENTO DA NATUREZA. PAREM A POLÍTICA DE BIOENERGIA MAL ORIENTADA DA UE!

Imagine um cubo gigantesco de troncos medindo quase 760 metros de cada lado. Isso equivale à quantidade de madeira que a União Europeia (UE) queima todos os anos para gerar calor e eletricidade.

A Europa quer promover energias renováveis para proteger o clima e impulsionar a economia. Mas enquanto os media se concentram no vento, energia hidroelétrica e energia solar, dois terços da energia renovável da europa é de fato gerada usando biomassa. Quase 440 milhões de metros cúbicos de madeira e resíduos de madeira são usados anualmente como combustível, compondo a maior parte da energia renovável da UE.

Os madeireiros não deixam nada para trás: eles também trituram ramos e galhos e, em alguns casos, até mesmo tiram tocos do chão usando maquinaria pesada. Ecossistemas ricos estão a ser degradados em florestas comerciais estéreis. e as árvores não só estão a ser derrubadas apenas na Europa: a fome da UE por biocombustível também está a ser alimentada por plantações de madeira no exterior e importações de pellets.

As florestas da Europa estão se a degrar constantemente, conforme documentado por relatórios anuais sobre o estado da floresta. Três quartos de todas as espécies de animais e plantas e habitats estão em estado insatisfatório, de acordo com o Ministério do Ambiente da Alemanha. A biodiversidade está em perigo de colapso.

A queima de árvores em grande escala não é ambientalmente amigável nem boa para o clima, como 800 cientistas escreveram para a EU . Afinal, é de duvidar se alguma vez as florestas que estão hoje em dia a ser transformadas em fumo voltarão a crescer e armazenar carbono no futuro.

Em vez de orientá-las para a produção de madeira, precisamos de garantir que as florestas sejam mantidas no estado mais natural possível. As árvores antigas e a madeira morta são um habitat vital, e pelo menos cinco por cento de toda a área florestal deve permanecer intocada.

Por favor, assine a nossa petição para proteger nossas florestas e seus habitantes.»

Fonte e petição: Rainforest Rescue (tradução livre)

****************************************************************************

30/5/2018: 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.