sábado, 26 de maio de 2018

A Corporação

A CORPORAÇÃO é um documentário canadiano premiado, de 2003, realizado por Mark Achbar, Jeniffer Abbott e Joe Balkan. Explica a natureza das corporações, infelizmente as instituições dominantes no nosso tempo, os males que comportam à sociedade, às pessoas, à saúde, à natureza, aos animais, ao ambiente, às florestas, à biodiversidade, ao equilíbrio do planeta, à vida.

Annie Leonard na sua "História dos cidadãos unidos versus corporações" já nos disse que o maior mal das corporações é serem consideradas "pessoas", e assim terem direitos jurídicos como pessoas.

Mas as corporações não são pessoas, pois não são dotadas de ética, de moral, e as pessoas que as gerem não são responsabilizadas pelos males que as corporações causam na sua ânsia de lucro demolidora. E mesmo quando são julgadas e condenadas, insistem em cometer crimes porque lhes compensa!

"A Corporação inclui entrevistas e testemunhos de 40 pessoas conhecedoras do sistema, nomeadamente Noam Chomsky, Naomi Klein, Milton Friedman, Howard Zinn, Vandana Shiva e Michael Moore, confissões, estudos de casos e estratégias de mudança."

Reserve 145 minutos do seu tempo para ver este documentário IMPRESCINDÍVEL! Asseguro que não serão desperdiçados!



Filme em 24 partes: 
Parte1;   Parte 2;   Parte 3;   Parte 4;   Parte 5;   Parte 6;    Parte 7;   Parte 8;   Parte 9;   Parte 10;   Parte 11; Parte 12;   Parte 13;   Parte 14;   Parte 15;   Parte 16;    Parte 17;   Parte 18;   Parte 19;   Parte 20;   Parte 21;   Parte 22;   Parte 23;   Parte 24;
_____________________________________________________________________________
Esta mensagem foi publicada inicialmente neste blogue em 17 de maio de 2011, com o título "A RAIZ DO MAL". 7 anos depois, republica-se pela importância do filme "A Corporação" na compreensão do mundo atual.

13 comentários:

  1. Recomendação sua, eu não perco. Vou ver amanhã, com tempo...

    Antecipadamente obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela,
    as verdades que me custam muito a engolir.
    Já algum tempo que ando nestas pesquisas e já tinha visto. De certa maneira tenho alguma pena de enxergar este "Matrix" em que quase todos vivemos.
    Mas quanto a mim, é sempre aconselhável saber o mundo em que se vive.
    O problema é não termos assim tanta companhia...
    Tenho um "nervoso miudinho" com tanta injustiça.

    ResponderEliminar
  3. assim que tiver tempo verei! já está nos favoritos :D

    ResponderEliminar
  4. Vou ser curto... A raiz do Mal, não são as corporações... SOMOS NÓS.

    ResponderEliminar
  5. Rogério

    Aguarde para quando tiver tempo, mas não perca! E não tem nada de que agradecer :)

    ResponderEliminar
  6. Ana Teresa

    Isto anda devagar, e é preciso muito para que as pessoas acordem, mas elas vão acordando aos poucos por aí! Não viu o caso da Bolívia e da privatização da água?

    "O povo unido jamaís será vencido!"

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. m.sunshine

    Não deixe de ver quando tiver um bocadinho de tempo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Voz

    Claro que as corporações não são comandadas e operadas por macacos ou qualquer outra espécie diferente da nossa, mas lá que são uma criação humana que a suplantou espantosamente em falta de ética, disso não duvido.

    Um monstro que precisa de ser abatido. A nossa espécie já tem maldade suficiente sem elas... mas com elas, é muito mais difícil!

    ResponderEliminar
  9. Não... Não... Manuela assim não dá... A corporação não suplantou nada... Se a corporação é o que é... é porque NÓS somos aquilo que afirmamos que Ela É!!!

    E se quer abater a Corporação então tem que começar a abater as pessoas com a tal falta de ética (e não só!)...

    ResponderEliminar
  10. Olá Manuela, e muito obrigada pelo excelente trabalho que faz neste blog :-)

    Olá também a todos os leitores !

    Gostaria apenas de partilhar o meu ponto de vista sobre o comentário da Voz...

    É verdade que o problema somos nós os seres humanos... os próprios criadores das corporações...
    Mas acredito que a grande maioria das intenções humanas não fossem originalmente, nem sejam verdadeiramente, de criar essa falta de ética e todas as dificuldades e injustiças a ela associadas !

    Esse resultado surge essencialmente da ignorância e medo generalizados... e esses são por sua vez devidos à grande complexidade de funcionamento da sociedade actual e seus preconceitos demasiado enraízados...

    Mas os seres humanos ainda têm a capacidade de questionar e de agir para alterar as coisas, apenas cada vez se dão menos conta disso...

    Uma consciencialização global pode perfeitamente reverter a situação... mas é preciso acreditar nessa possibilidade, e sobretudo, tentar no nosso dia a dia, fazer ver a quantas pessoas pudermos, que tal possibilidade existe e é bem real !

    É portanto louvável a existência deste blog, e de todas as acções de informação neste sentido... Informação sobre o que não funciona e o seu porquê, é essencial para começar a abrir alguns olhos a pouco e pouco...

    Pensamento positivo é também essencial :-)

    Nós, seres humanos, temos o que é preciso... só falta é acreditarmos e agirmos em função !

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Baixar o Documentário - A Corporação - http://t.co/AFG5azUQ

    ResponderEliminar
  13. Baixar o Documentário - A Corporação - http://t.co/AFG5azUQ

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.