terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Herbicida glifosato aumenta com os transgénicos (OGM)

 «O glifosato é o ingrediente chave da marca de herbicida Roundup. O uso deste herbicida aumentou cerca de 15 vezes desde 1994, quando as culturas geneticamente modificadas tolerantes ao glifosato "Roundup Ready" foram introduzidas. Historicamente, é usado em soja e milho geneticamente modificados, mas também é pulverizado numa parte substancial de trigo e aveia cultivada nos EUA.

A nossa exposição a estes químicos aumentou significativamente ao longo dos anos, mas a maioria das pessoas não sabe que os está a ingerir através da sua alimentação

Paul J. Mills, PhD, Professor de Medicina Familiar e Saúde Pública e Diretor do Centro de Excelência em Pesquisa e Treino em Saúde Integrativa na Faculdade de Medicina de San Diego, Califórnia, citado no artigo "Exposição ao glifosato, químico existente em herbicidas, aumentou ao longo de 23 anos", UC San Diego Health, 24/10/2017. 

(Imagem de cima e da direita obtidas em Herbicide Awareness and Research Project)

«Este estudo na Califórnia é muito interessante porque começou antes das culturas transgénicas terem entrado no mercado e permite ver o que mudou desde então, neste espaço de cerca de 20 anos. Note-se que a maior parte dos transgénicos leva grandes quantidades de glifosato em cima (ao contrário das plantas convencionais, que morreriam em contacto com o herbicida). 

E os números não mentem:
  • o número de pessoas com glifosato na urina subiu 5 vezes
  • a concentração média de glifosato na urina subiu 13 vezes
  • tudo isto enquanto o uso de glifosato subiu 15 vezes

Falta acrescentar que, em Portugal, o mesmo tipo de análises ao glifosato na urina deu valores OITENTA E TRÊS vezes acima do medido no estudo.   
Fun fact: a Califórnia já classificou o glifosato como carcinogénio provável; Portugal continua a permitir a sua venda irrestrita em supermercados

Margarida Silva, Plataforma Transgénicos Fora, via  ogm_pt@googlegroups.com, 12/2/2018


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.