domingo, 26 de novembro de 2017

O Decrescimento

O conceito do Decrescimento (Decroissance em francês, Degrowth, em inglês) assenta no facto de o crescimento económico ser insustentável no ecossistema global, pois o planeta é finito e os recursos  naturais limitados, pelo que não é possível o crescimento infinito. Por oposição, o pensamento económico dominante considera que a melhoria do nível de vida só depende do aumento do PIB, promovendo o perpétuo crescimento  económico.

Imagem obtida aqui
«O decrescimento é um conceito social, político e económico e defende a redução da produção e do consumo uma vez que considera o excesso de consumo como a principal causa dos problemas ambientais e de desigualdade social.»

Esta é a definição constante de um documento resumo
elaborado por  Luís Coentro (novembro 2017), da Rede Transição Portugal, no qual se encontra informação acessível sobre o movimento do Decrescimento, a sua história, exemplos de soluções e obstáculos. 

Também encontram informação sobre este tema em português no blogue Decrescimento.

Abaixo, o vídeo "Dessine-moi l'éco: la décroissance, une solution à la crise? (O Decrescimento, uma solução para a crise), da série francesa Dessine moi l'éco, que acabo de legendar em português.


8 comentários:

  1. A nossa espécie é alérgica ao DECRESCIMENTO!

    ResponderEliminar
  2. O decrescimento é um conceito estimulante e desafiante mas que ainda provoca alguma desconfiança e perplexidade mesmo em sectores 'progressistas' do espectro político. Surge como crítica radical à ideologia do crescimento económico baseado no aumento do PIB e por isso provoca resistências e rejeição. Aproveito para divulgar post recente que escrevi sobre o tema, onde faço um cruzamento com o Rendimento Básico Incondicional, e que contém várias referências adicionais:
    http://transicao_ou_disrupcao.blogs.sapo.pt/decrescimento-e-rendimento-basico-24759
    Saudações,
    Álvaro Fonseca (Lisboa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Álvaro Fonseca, apercebo-me também que palavra "decrescimento" é praticamente tabu. Mas já está na hora de de ser falada, ouvida e entendida. O que sabemos bem, que não vai ser fácil! Obrigada pelo comentário, e vou espreitar o seu blogue.

      Eliminar
  3. Olá
    O grande pesadelo da sustentabilidade corporativa.
    Gostaria de convidar a visitar meu blog no tema
    https://sustentabilidade101.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita, já visitei o seu blogue, no novo site
      Greenwashing Debunkers Club e achei muito interessante mesmo. Voltarei

      Eliminar
  4. A única alternativa possível e sustentável: o decrescimento. Só assusta quem com ganância quer explorar o futuro das próximas gerações... se é que ainda vamos a tempo.
    Uma pergunta: sustentabilidade, decrescimento implica adopção, imigração de países subdesenvolvidos e alimentação vegana. Quem aqui é favorável a estas ações (ou as pratica)? O veganismo está ao alcance de todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Nuno Barros. Nas comunidades em transição vamos fazendo a transição gradual para uma vida mais simples e mais sustentável, mas as perspetivas não são todas iguais, nem as velocidades para a mudança. Claro que urge aumentar a velocidade de mudança, e sobretudo urge que mais pessoas percebam que esta mudança é fundamental.

      Eliminar
  5. Aproveito para divulgar dois encontros sobre Decrescimento em Lisboa nos dias 14 (Gaia) e 15 Set (ISCTE):
    https://www.facebook.com/events/256874924959338/

    Divulgo também 'I Congreso do Decrecemento' que terá lugar em Ferrol na Galiza nos 6 e 7 Out:
    https://rededecrecemento.wordpress.com/

    Partilho ainda link para artigo recente sobre o tema no jornal Público:
    https://www.publico.pt/2018/09/04/p3/cronica/a-economia-contra-os-limites-da-terra-o-decrescimento-sustentavel-e-a-solucao-1842897

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.