domingo, 29 de outubro de 2017

Transição Interior

Na senda das Comunidades em Transição, materializada através da rede internacional Transition Network ou através de muitas outras comunidades em rede ou isoladas pelo mundo, um dos passos mais difíceis e, no entanto fundamental, é a Transição Interior.

Na mensagem "Global Talk" de Sri Prem Baba, de setembro passado, "O que está acontecendo com o nosso mundo?"  (no vídeo abaixo), essa transição está bem explicada. Transcrevo um pequeno extracto:

«Nosso planeta é lindo! 

Mas o povo que vive nele é muito primitivo. 

Somos uma civilização que não merece nem mesmo esse adjetivo: "civilizados".

Não somos civilizados!  Essa ideia é parte da viagem do ego. Nem educados somos. 

Somos muito ignorantes.

Porque eu digo isso?

Porque de acordo com a minha visão, o que nos torna civilizados é a nossa capacidade de criar empatia, de se colocar no lugar do outro. 

Ou seja, nossa capacidade de manifestar o amor em todas as suas dimensões.   O amor tem diferentes dimensões: respeito, igualdade, caridade, humildade, perdão, compaixão. 

Mas esse amor só se manifesta quando formos capazes de nos auto responsabilizar pelas nossas próprias escolhas. Que inclui o fim da vitimização e do jogo das acusações.»


Dedico este post a todos os que acordaram ou estão prestes a acordar.
Dedico também aos que estão em sono profundo, mas esses certamente não virão aqui, muito menos irão ver o vídeo. Mas se chegarem, e se virem, e se entenderem, então já não estavam em sono profundo.





Para acabar, transcrevo um excerto do texto "O bondage da bondade" de Isabela Figueiredo, publicado há dias no seu blogue Novo Mundo:

«Há em nós uma bondade intrínseca contra a qual lutamos todos os dias, por não ser boa ideia evidenciá-la. Ninguém lhe acha graça. Há uma bondade que passamos a vida a calar, a controlar. E, contudo, se há algo de que o mundo precisa é de bondade. Mais nada

(as imagens foram retiradas da página de de Sri Prem Baba no Twitter )

9 comentários:

  1. Animal umano degenerado não é capaz de SENTIR COMPAIXÃO. O resto é treta!

    E já agora Manuela, a transcrição está incorrecta nesta frase "Somos uma civilização que não merece nem "... falta o resto que o bacano disse!

    A "mudança na frequência vai fazer tudo balançar ainda mais"... Lá isso vai! Quando chegar a geração 5G é que vai ser balançar.

    Eu acho que devias dedicar a mensagem exactamente aos que estás a excluir! Se não demonstras COMPAIXÃO por eles como queres que eles a SINTAM e passem também a EMANAR?

    voza0db

    ResponderEliminar
  2. Manuela, quando estava quase a acordar, voltei a adormecer. Fui de um sono para outro sono. Aquele em que Minha Alma me embala quando faz sucessivas demonstrações de que o meu Eu se resume a ela própria, como se não houvesse mais nada. Foi Meu Contrário que me veio acordar quando me veio alertar. Me disse ele:

    "A autorresponsabilização é condição necessária mas não suficiente para mudar o mundo. Falta a autorresponsabilização de grupo, já que que o mundo não é o somatório dos milhares de milhões de individuos que o habitam. O que te deve preocupar é o comportamento coletivo o resto... aprofunda o nosso individualismo e reduz-nos a um somatório de sentimentos... e distorce o caminho."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Este teu "Meu Contrário" debitou uma escrita algo confusa! Ou então sou eu que também estou a nanar!

      voza0db

      Eliminar
    2. Tens razão. Meu Contrário enrola, enrola. Minha Alma é mais direta.
      Diz ela:
      "Ou há um despertar coletivo, ou a Terra vais para o maneta"

      Está mais claro?

      Eliminar
    3. eheh Ficou!

      E se a solução é um "despertar colectivo"... Então já fomos para o maneta.
      Aliás, estamos a ir todos os dias um bocadito!

      voza0db

      Eliminar
  3. Rogério, longe de mim ser especialista na matéria!
    Mas concordando em discordar, penso que se TODOS e CADA UM se auto responsabilizar e se TODOS e CADA UM fizer o melhor possível pelos OUTROS, não vejo como pode o GRUPO não se auto responsabilizar. Sim, o grupo é mais que a soma das partes. E entrar no caminho de conhecermos melhor a nós mesmos, é entrar no caminho de conhecer melhor também os outros, não me parece que seja o caminho do individualismo.
    Antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TODOS e CADA UM

      É exatamente isso!

      "“Dizemos aos confusos, Conhece-te a ti mesmo, como se conhecer-se a si mesmo não fosse a quinta e mais dificultosa operação das aritméticas humanas, dizemos aos abúlicos, Querer é poder, como se as realidades bestiais do mundo não se divertissem a inverter todos os dias a posição relativa dos verbos, dizemos aos indecisos, Começar pelo princípio, como se esse princípio fosse a ponta sempre visível de um fio mal enrolado que bastasse puxar e ir puxando até chegarmos à outra ponta, a do fim, e como se, entre a primeira e a segunda, tivéssemos tido nas mãos uma linha lisa e contínua em que não havia sido preciso desfazer nós nem desenredar estrangulamentos, coisa impossível de acontecer na vida dos novelos e, se uma outra frase de efeito é permitida, nos novelos da vida.”

      Saramago?
      Claro!

      Eliminar
    2. Está decidido! Tenho de ler "A CAVERNA"!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.