sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ICE contra o glifosato chegou à Comissão Europeia

Mais um passo contra o uso do perigoso herbicida glifosato!  Agradecemos a todos os que assinaram a ICE STOP GLIFOSATO, que foram mais de um milhão na Europa e cerca de oito mil em Portugal!

«Pela quarta vez na história da União Europeia foram atingidas as assinaturas necessárias para validar uma ICE - Iniciativa de Cidadania Europeia. Ao contrário do que é referido na notícia abaixo, Portugal também esteve envolvido - o Ministério da Justiça confirmou (uma hora antes de fechar o prazo!!) 7990 adesões, o que dá uma excelente taxa de 83% de correção das assinaturas. 

Uma grande vitória e estamos todos de parabéns, sobretudo considerando que aconteceu tudo em 5 meses! Mostra claramente a enorme oposição pública ao uso do glifosato. 

Os próximos passos pertencem à Comissão, que tem o máximo de 3 meses para responder. Antes disso haverá reuniões entre a Comissão e os organizadores, uma audiência pública no Parlamento Europeu e mais umas quantas formalidades.Tudo isto vai estar a acontecer no mesmo período em que a Comissão anda a convencer os Estados Membros a reautorizar o glifosato por mais dez anos. O conflito não podia ser mais evidente e, com muita sorte, o glifosato pode acabar mesmo chumbado. Não percam os próximos episódios.»

Margarida Silva, Plataforma Transgénicos Fora, (email lista OGM.pt), 11/10/2017


«Comissão Europeia recebe iniciativa de cidadãos contra uso de glifosato
LUSA / 09 OUT 2017

A Comissão Europeia anunciou hoje ter recebido uma iniciativa de cidadania europeia para proibir o uso de herbicidas à base de glifosato, que recolheu mais de um milhão de assinaturas de cidadãos de 22 Estados-membros, excluindo Portugal.

O executivo comunitário vai pedir aos responsáveis pela iniciativa -- que, à data da submissão, foi apoiada por cidadãos de 22 Estados-membros, excluindo Portugal, Eslováquia, Estónia, Reino Unido, República Checa e Roménia -- que apresentem, num período de três meses, as suas propostas.

A iniciativa de cidadania europeia, a quarta a ser apresentada, pede a Bruxelas que "proponha aos Estados-membros a proibição do glifosato, reforme o procedimento de aprovação de pesticidas e estabeleça, ao nível da UE, metas de redução obrigatórias para a utilização de pesticidas".


Imagem obtida aqui
A iniciativa Proibição do glifosato e proteção das pessoas e do ambiente contra pesticidas tóxicos angariou 328.399 euros de financiamento e mais de um milhão de apoiantes.

Uma iniciativa de cidadania europeia é um convite para que a Comissão Europeia apresente uma proposta legislativa em domínios em que a União Europeia tem competência para legislar.

Uma iniciativa de cidadania deve ter o apoio de, pelo menos, um milhão de cidadãos da UE provenientes de, no mínimo, sete dos 28 Estados-Membros e obter em cada um desses países um número mínimo de subscritores.»

Veja também  este vídeo sobre a relação entre glifosato e transgénicos nas Manhãs na TV com Alexandra Azevedo da Plataforma Transgénicos Fora!

1 comentário:

  1. eheheh! Não te preocupes que eles já têm substituto!

    https://monsanto.com/company/media/statements/dicamba/

    Por isso se deixarem de vender este, vão vender outro!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.