terça-feira, 12 de setembro de 2017

A natureza a reagir

Penso que quem quer perceber já percebeu a influência que o comportamento da espécie humana está a ter na Terra. A destruição da natureza e a modificação da atmosfera chegaram a pontos que o organismo vivo que é o nosso planeta (Gaia) está com febre e a criar os anticorpos contra a doença que a ameaça, esta civilização do consumo, os humanos!.

Os furacões cada vez mais intensos e frequentes numas partes do mudo, as secas e os incêndios noutras, as cheias diluviaras noutras, ou nas mesmas... sim,  sempre existiram furacões, cheias, secas.... o que não existia era esta frequência e intensidade, que se agrava a cada ano que passa!

Este é o relato de uma amiga portuguesa, emigrante, que esteve há dias sob o furacão Irma na sua maior fúria, nas Antilhas Francesas (extracto):

«Depois de muita tormenta sempre chegamos a Portugal.
Não imaginam o quanto é maravilhoso se sentir em segurança e voltar a ver uma natureza saudável, comparado com o que deixamos para trás.  ...


Praia de Corossol, São Bartolomeu, 2017
Espero sinceramente que este triste acontecimento possa contribuir uma vez por todas para acabar com as barbaridades que os seres humanos fazem ao meio ambiente.
Que legado vamos deixar aos nossos filhos?
Um planeta onde vai ser cada vez mais perigoso viver?
Acreditem que o que vivemos foi algo muito traumático.
Em Saint Barth cerca de 90% do edificado foi destruído ou bastante danificado e imensa gente ficou desalojada, nenhuma árvore ficou direita, os arbustos desapareceram, .... A maior parte do território ainda não tem água, luz e telefone. Uma desolação!
Não obstante... não tenho qualquer amargura para com a natureza porque os culpados somos nós humanos que não respeitamos esta Terra que nos acolhe, ama, protege e alimenta

Maria Martins, 12/9/2017, daqui  (foto da direita de Nelson Silva, daqui)



1 comentário:

  1. Já deu para rir...

    Com que então a Maria Martins acha que chegou a um sítio onde existe "uma natureza saudável"?!

    Lá teve a Maria de ajudar a poluir mais um bocado a Terra que nos acolhe para chegar a este paraíso de "natureza saudável"!

    Pena que só há uma IRMA de tempos a tempos!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.