domingo, 27 de agosto de 2017

Amazónia: a destruição a todo o vapor!

O Presidente do Brasil assinou um decreto criminoso, que permite a destruição de 46 mil km2 da Amazónia, uma área equivalente a metade de Portugal, para a exploração mineira. Está na hora de "pagar os votos", diz a oposição, provavelmente com razão!

Imagem obtida aqui 
«Governo brasileiro extingue grande reserva natural na Amazónia para permitir exploração mineira
...  
O Presidente brasileiro promulgou um decreto na quarta-feira para extinguir quatro milhões de hectares de reserva natural na Amazónia para permitir a exploração de ouro e de outros minerais. A Reserva Natural de Cobre e Associados (Renca), criada em 1984 antes da queda da ditadura militar, situa-se nos estados de Amapa e Pará, no norte do Brasil, e tem uma área de 46 mil quilómetros quadrados, maior que o território da Dinamarca.»

Fonte: Expresso, 24/8/2017

«Negociatas políticas ameaçam preservação da floresta amazónica no Brasil
... 
A crise política está a transformar a maior floresta tropical do mundo numa moeda de troca usada pelo Governo para conseguir apoio político, alertam ambientalistas.
Os ativistas afirmam que, para aprovar reformas de austeridade e bloquear o avanço do processo judicial que o indiciava num esquema de corrupção revelado por executivos da multinacional JBS, o Presidente do Brasil, Michel Temer, negociou projetos de redução da proteção ambiental em troca de apoio.
Estes acordos foram firmados com os ruralistas, um poderoso grupo de parlamentares ligados ao agronegócio que quer ocupar áreas da Amazónia.»
Fonte: DNotícias, 27/8/2017

«Temer abriu área protegida às empresas mineiras e ao investimento estrangeiro. Oposição fala em ‘crime contra a floresta’

Michel Temer decidiu devolver o favor à bancada ruralista do Congresso Nacional, que o ajudou na rejeição da abertura de um inquérito às alegadas práticas de corrupção, e autorizou, na noite de quarta-feira, a exploração mineira numa área de 46 mil quilómetros quadrados na Amazónia, onde habitam duas tribos indígenas e se contam sete zonas de proteção ecológica.
A luz verde dada pelo Presidente do Brasil, que consiste numa desclassificação daquela área do estatuto de ‘reserva ambiental’, permitirá às grandes empresas de extração mineira, nacionais e internacionais, explorarem as reservas de ouro, cobre e ferro ali existentes.»
Fonte: Jornal i, 27/8/2017

Ajude a travar este atentado brutal, assine a petição:

Impeça que a floresta Amazônica vire um deserto

Entretanto, se está por Lisboa ou perto, participe na manifestação em defesa da Amazónia "Mexeu com Amazônia, Mexeu com o planeta!" , dia 31 de agosto às 19h, na Praça Luís de Camões:

«O Coletivo Andorinha convoca todxs para um Ato em Defesa da Amazônia e contra a agenda do governo golpista de Michel Temer.
Mais uma vez, o governo ilegítimo brasileiro fez avançar sua agenda neoliberal com a divulgação de 57 privatizações no Brasil e (pasmem) a extinção de uma área de proteção ambiental no coração da Amazônia para exploração de minério.
A área tem o tamanho da Dinamarca. O decreto que libera a exploração ameaça diretamente várias comunidades indígenas estabelecidas na Reserva do Cobre e permitirá a completa devastação do local.
O golpe que aconteceu no Brasil é um golpe continuado, é um golpe contra a população brasileira e agora um golpe contra a população mundial.
A notícia assustou o mundo. Vamos unir forças parar resistir e denunciar que não aceitaremos tamanha violência ambiental. Essa causa é universal!

Mexeu com Amazônia, Mexeu com o planeta!»
Fonte: Coletivo Andorinha / Evento Facebook  

E a propósito desta triste notícia e das diversas trumpalhadas, entre muitas coisas ruins que por esse mundo fora se fazem, o último vídeo do Prince Ea, sobre o destino da humanidade:




1 comentário:

  1. Lá voltamos nós...

    A hipocrisia dos europeus é admirável!

    Se os brasileiros querem destruir as FLORESTAS deles para exploração mineira TÊM TODO O DIREITO DE O FAZER!

    Ou só se pode destruir FLORESTA BRASILEIRA quando é do interesse dos europeus?

    Quando os europeus querem CARNE?
    Quando os europeus querem SOJA?
    Quando os europeus querem AÇÚCAR?
    Quando os europeus querem CELULOSE?
    Quando os europeus querem CAFÉ?

    Nestes casos, e outros, então NÓS APLAUDIMOS A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA! Bem aplaudir nem por APENAS SOMOS HIPÓCRITAS POIS FAZEMOS DE CONTA QUE NÃO SABEMOS DE NADA!

    Enfim o degenerado animal umano continua a evoluir na degeneração... Resta deixar o TEMPO PASSAR... E finalmente O TEMPO CHEGOU!

    voza0db

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.