sexta-feira, 26 de maio de 2017

Rótulo SEM OGM (campanha de crowdfunding)


Apoie esta causa, contribua em: https://ppl.com.pt/pt/prj/rotulo-sem-ogm

«A Plataforma Transgénicos Fora está a criar um sistema de certificação nacional, em que os produtos certificados irão poder usar o rótulo oficial para identificar que não recorreram a Organismos Geneticamente Modificados (OGM) na sua produção (à semelhança do que acontece com a certificação biológica). Uma vez que a maioria dos consumidores desconfia dos OGM, estes só continuam a entrar na nossa alimentação porque há muitos produtos, como a maioria dos produtos pecuários, que não são rotulados. Este rótulo irá consciencializar os consumidores e causar uma grande pressão sobre produtores e comerciantes.

OGM
Os transgénicos são seres vivos criados artificialmente em laboratório que vêm trazer muitos perigos desnecessários. Perigos de saúde para as pessoas, desequilíbrios para a Natureza, impactos para a agricultura convencional e biológica devido à contaminação e aparecimento de novas pragas, além de prejuízos para a economia pelo aumento do controlo corporativo sobre a alimentação – entre outros. Muitos são os riscos e impactos que já se conhecem sem que haja qualquer vantagem para a saúde ou o ambiente.

No site www.stopogm.net encontra muita informação sobre os transgénicos.

A luta contra os transgénicos precisa de si!

A Plataforma Transgénicos Fora está a desenvolver um projeto ambicioso que conta já com muitos apoios, mas precisa também do seu. Já foi criado o rótulo “Sem OGM” (o símbolo de certificação sem transgénicos que poderá ser requisitado por qualquer produtor de géneros alimentícios) mas isso é só o começo! Agora são precisos fundos para lançar esta ideia no mercado, fazer todos os contactos necessários e dar início ao processo de certificação qualificada.

Há no mercado produtos que dizem conter organismos geneticamente modificados mas, além dessa descrição estar em letras minúsculas e passar muitas vezes despercebida, há muitos outros produtos fabricados com recurso a OGM que não são rotulados como tal. Ovos, carne, peixe, lacticínios são muito frequentemente produzidos com soja e milho transgénico mas essa informação não está disponível para o consumidor. A Plataforma Transgénicos Fora já lutou para que esses produtos fossem devidamente rotulados no que diz respeito aos OGM mas não teve sucesso. Assim, vai avançar com uma rotulagem voluntária com a qual se pretende:

Alertar para a existência de transgénicos na nossa alimentação;
Ajudar o consumidor a escolher produtos sem transgénicos;
Pressionar os produtores e comerciantes a rejeitar os OGM;
Promover uma alimentação livre de transgénicos.

Para o seu próprio bem, apoie esta causa!»




Fonte: https://ppl.com.pt/pt/prj/rotulo-sem-ogm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.