domingo, 5 de fevereiro de 2017

Será que somos todos cobaias?

"Somos todos cobaias?" é um documentário ( "Tous Cobayes?", 2012, França) com duas partes distintas: uma parte dedicada aos efeitos do usos de organismos geneticamente modificados (OGM), e outra parte dedicada à energia nuclear. 

Em ambos os casos, a tónica comum é o facto de o Homem ter desenvolvido tecnologias perigosas sem as testar devidamente a nível de ambiente e saúde, e mesmo assim teve a arrogância de aplicá-las no mundo real sem se preocupar com possíveis contaminações e outras consequências irreversíveis .

O realizador, Jean-Paul Jaud,  já tinha dirigido o documentário "Nos enfants nous accuseront" (2008) sobre os venenos na agricultura, muito bom, e que pode ver aqui.



Sinopse : 
"De 2009 a 2011, e em segredo, o Professor Gilles-Eric Séralini conduziu, no CRIIGEN, uma experiência de consequências inimagináveis. Trata-se do estudo mais abrangente e de maior duração feito em ratos de laboratório, sobre o consumo de um produto agrícola geneticamente modificado (OGM cultivado com o pesticida Roundup (glifosato). As conclusões são assustadoras.

Após o terrível acidente de Chernobyl em abril de 1986 a radioactividade invisível ressurgiu com a explosão da central de Fukushima, em março de 2011, causando danos materiais, humanos e ecológicos inomináveis. 

OGM, nuclear: o Homem apropriou-se dessas tecnologias sem fazer aprofundados testes ambientais ou de saúde, enquanto a contaminação irreversível da vida é real .  Somos todos cobaias?
(daqui, tradução livre)

1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.