quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

As plantas nossas de cada dia!

Depois de um passado quase perdido de sabedoria ancestral sobre as propriedades medicinais das plantas, felizmente há quem cuide de recuperar ou de confirmar esses saberes. É o caso da Fernanda Botelho, autora de vários livros sobre plantas medicinais, dos quais o mais recente fala de 55 plantas espontâneas em Portugal:

Uma Mão Cheia de Plantas que Curam

Sinopse (contra-capa do livro) :
«Este livro não é apenas um guia prático e transpõe também as fronteiras que limitam os manuais técnicos. É verdade que identifica os constituintes químicos, bem como as propriedades e aplicações medicinais de 55 plantas, mas vai mais além, porque as quer retratar a partir de todas as perspetivas e em todos os contextos. Assim, a par de conselhos de cultivo e curiosidades botânicas, são-nos revelados os usos possíveis das várias espécies ao nível da culinária, da cosmética ou da tinturaria.Ao mesmo tempo, descobrimos o seu impacto cultural: as marcas que imprimiram na história dos homens, os mitos e as lendas de que são protagonistas. As imagens a cores, por sua vez, despertam-nos o olhar para as subtilezas presentes numa folha de milefólio em contraluz ou para os pormenores de um botão de esteva prestes a desabrochar. E, página a página, de uma forma quase íntima, aproximamo-nos de 55 plantas aqui unidas por um atributo comum: o facto de crescerem espontaneamente em Portugal.»

Prefácio de Célia Cabral:

«A Fernanda Botelho tem o dom de transmitir os seus conhecimentos sobre plantas medicinais com uma simplicidade ímpar e só quem possui uma compreensão profunda sobre uma determinada temática o consegue fazer da forma brilhante que ela o faz.

Fernanda Botelho, imagem obtida na sua página Facebook
Nesta obra, que contempla 55 espécies, a Fernanda deixa bem patente a sua familiaridade com cada uma delas. Sempre que a oiço falar de plantas, o entusiasmo vê-se-le nos olhos e sente-se nas palavras. Os conhecimentos que detém sobre espécies medicinais devem-se não só a uma formação académica sólida no Reino Unido, mas também a viagens por vários países e a um contacto direto com as plantas, que tem lugar no seu próprio jardim, bem como em diversas ações de divulgação de norte a sul de Portugal.

Neste livro, cada uma das plantas mencionadas é objeto de uma abordagem bastante completa e interessante, que contempla os seguintes itens: nomes comuns, nome científico, família botânica, história, descrição e habitat, constituintes e propriedades, no jardim ou na horta, culinária, cosmética e precauções. Os textos são acompanhados por fotografias representativas de cada espécie, da autoria da Fernanda.

Como investigadora no domínio das plantas medicinais e da validação científica dos seus usos tradicionais, recomendo vivamente a leitura desta obra magnífica, que nos conduz numa viagem fantástica por 55 espécies medicinais espontâneas que podemos encontrar no nosso país

Célia Cabral, doutorada em Biologia pela Universidade de Coimbra

Abaixo, um vídeo em que Fernanda Botelho a falar sobre plantas boas para a "alma". veja também:
Blogue de Fernanda Botelho: MALVA SILVESTRE (http://malvasilvestre.blogspot.pt)
Página Facebook Fernanda Botelho: a escrita das plantas  (https://www.facebook.com/Fernanda-Botelho-a-escrita-das-plantas-609446599103869/)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.