domingo, 18 de setembro de 2016

Sabe de onde vêm os seus alimentos?

O vídeo abaixo mostra como no Brasil os pequenos agricultores e os consumidores que se preocupam com uma alimentação e agricultura sem venenos ("agrotóxicos") estão a dar a volta ao grande poder das multinacionais agroquímicas ou grandes cadeias de distribuição. Associações de agricultores ecológicos, feirinhas onde o produto chega diretamente do produtor ao consumidor,  encurtando os circuitos dos alimentos, reduzindo ou eliminando os intermediários que levam a grande fatia do lucro, se não todo.

Imagem obtida aqui
Nas AMAP, Associações de Manutenção de Agricultura de Proximidade, os associados consumidores pagam adiantado para que os agricultores possam pagar as despesas de produção, e recebem em cabazes com os produtos da época. Isto permite um pagamento justo ao produtor, preços mais baixos, e alimentação mais saudável.

Em Portugal, felizmente já começam a aparecer AMAP, agricultura de proximidade (não necessariamente de produtos biológicos certificados), que tratam de “uma parceria direta, baseada na relação humana entre o grupo de consumidores e um ou mais produtores, onde os riscos, responsabilidades e recompensas da produção agrícola são partilhadas, através do estabelecimento de uma ligação de longa duração.” (daqui)

Na sessão "Ambientar-se" de 16/9/2016 em Vila Nova de Famalicão, os representantes da AMAP Chuchubio explicaram o modo de funcionamento destas associações. Um excelente caminho para a agricultura em pequena escala, e sobretudo, para a agricultura biológica. O poder está na mão de cada um, quando escolhe o que e onde compra, e sobretudo quando se informa de onde vem os seus alimentos (e não só, claro).


Você sabe de onde vêm seus alimentos? from Aura on Vimeo.

2 comentários:

  1. No zona de Sintra-Colares-Mafra existem alguns projectos interessantes como a Ecoaldeia de Janas e o seu Graneleiro (http://graneleiro.ecoaldeiajanas.org/) ou a Quinta do Arneiro (https://www.quintadoarneiro.pt/).

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.