domingo, 22 de maio de 2016

52 Gestos para a Biodiversidade

«A 22 de maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade proclamado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar o grau de consciencialização e conhecimentos acerca da biodiversidade, cujo tema de 2016 é "INTEGRAÇÃO DA BIODIVERSIDADE PARA APOIO ÀS POPULAÇÕES E AOS SEUS MEIOS DE SUBSISTÊNCIA".» (INCF)
«A biodiversidade é a base para a vida e para os serviços essenciais prestados pelos ecossistemas. É, pois, a biodiversidade que está subjacente à subsistência das populações e ao desenvolvimento sustentável em todas as áreas de atividade, incluindo os setores económicos como a agricultura, silvicultura, pesca e turismo, entre outros. Ao travar a perda de biodiversidade, estamos a investir nas pessoas, suas vidas e seu bem-estar.»  (CBD - Convention on Biological Diversity)

E, não esquecendo que estamos no sexto ano da década das Nações Unidas para a Biodiversidade, deixo aqui um guia com 52 dicas para diminuir a perda de biodiversidade, que vem ocorrendo a escalas preocupantes.  por isso dê uma espreitadela. Aqui ficam algumas das dicas (só o título, consulte o guia para encontrar a explicação), e o prefácio é transcrito mais abaixo:

  • Apoio as associações de proteção da natureza.
  • Não incomodo os animais durante os meus passeios.
  • Subscrevo um cabaz biológico.
  • Apoio um projeto de reflorestação.
  • Não deito detritos para o chão.
  • Desconfio do «greenwashing».
  • Uso produtos domésticos não poluentes.
  • Passeio respeitando a natureza.
  • Escolho cosméticos biológicos.
  • Torno-me ecovoluntário.
  • Reduzo o meu consumo de carne.
  • Não alimento as «ilhas de resíduos» no alto mar.
  • Não compro vestuário que necessite de limpeza a seco.
  • Não introduzo espécies exóticas na natureza.
  • Reduzo o meu consumo de papel e cartão.
  • Compro o meu peixe de forma responsável (veja também  aqui como e descarregue o Cartão SOS Oceano)
  •  ...

«A biodiversidade – a variedade de formas de vida na Terra – torna o nosso planeta habitável e bonito. Muitos de nós olham para a natureza como fonte de prazer, inspiração ou lazer.  Também dependemos dela para a alimentação, a energia, as matérias-primas, o ar e a água, sendo estes os elementos que tornam possível a vida tal como a conhecemos e que sustentam o desenvolvimento das nossas economias.

No entanto, apesar do seu valor ímpar, tomamos muitas vezes a natureza como um dado adquirido. As pressões exercidas sobre muitos sistemas naturais têm vindo a aumentar, fazendo com que funcionem de forma menos eficaz ou levando-os mesmo até ao limiar do colapso.  Aquilo que designamos por perda de biodiversidade é uma situação demasiado comum.

Daí o empenho da União Europeia em travar a perda de biodiversidade. Ao longo dos últimos 25 anos, a UE criou uma rede de 26 000 áreas protegidas dentro das suas fronteiras, que abrange mais de 850 000 km2.  Esta rede, conhecida como Natura 2000, é a maior rede de áreas protegidas no mundo, demonstrando assim a importância que damos à biodiversidade.  Estamos determinados a reforçar este programa de referência com medidas adicionais a longo prazo. E todos nós podemos fazer mais para ajudar.  


Foto minha, Borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii) nas Zinias (Zinnia)
Todos temos poder para ajudar a proteger a biodiversidade e precisamos que todos participem. Cada um de nós pode introduzir pequenas alterações nos hábitos diários sem afectar drasticamente o seu estilo de vida. Quando combinadas, estas pequenas alterações podem ajudar.

Esperamos que as sugestões contidas neste guia prático lhe permitam ajudar a marcar a diferença. Comer alimentos locais sazonais, diminuir os desperdícios de água, efectuar a compostagem dos resíduos alimentares ou ficar a conhecer melhor as espécies animais e vegetais que vivem nas nossas áreas locais…Se todos seguirmos alguns destes passos simples, faremos uma grande diferença na preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.7


Janez Potočnik
Comissário Europeu para o Ambiente


Fonte: Guia 52 Gestos para a Biodiversidade, 2011 (www.jedonnevieamaplanete.be)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.