segunda-feira, 25 de abril de 2016

Banir o Glifosato!

Apesar de o herbicida glifosato ser considerado pela Organização Mundial de Saúde como "provavelmente cancerígeno para seres humanos", no passado dia 15 de abril, a Assembleia da República rejeitou as propostas do Bloco de Esquerda, dos Verdes e do PAN de interditar o uso de glifosato em Portugal:

«ESTAMOS EM COUNTDOWN! Nos dias 18 e 19 de maio, a Comissão Europeia vai tomar uma decisão que afetará a saúde de todos os europeus. Nesses dois dias, os comissários vão decidir se o herbicida glifosato poderá continuar a ser usado por mais 15 anos. Porque devemos lutar contra esta prorrogação? Acompanhe-nos e fique a saber tudo sobre este perigoso contaminante.»  

Assim começou uma campanha do programa Biosfera, que diariamente publica  (no Facebook) implicações negativas do glifosato, dos quais, duas imagens são aqui incluídas.

Se visita este blogue, provavelmente estará de acordo com a seguinte petição. Ajude a eliminar o glifosato da agricultura e dos espaços públicos de Portugal, assine e divulgue:



Biosfera 512 - Glifosato: O fim para breve? from Farol de Ideias on Vimeo.

«O glifosato é o herbicida mais utilizado no mundo e foi recentemente classificado pela Organização Mundial de Saúde como “potencial carcinogénico”. Os solos agrícolas ou os jardins urbanos recebem frequentemente milhões de litros deste produto no combate a plantas infestantes. Qual o impacto deste herbicida na saúde das populações?»  Sinopse do episódio do Biosfera sobre o Glifosato, emitido no passado dia 16 de abril (acima)

1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.