quinta-feira, 31 de março de 2016

Land Grabbing (documentário)

«As terras agrícolas do mundo estão em risco. A demanda pela terra cresceu, com os investidores a produzir alimentos para exportação, a cultivar para os biocombustíveis ou simplesmente a comprar terras para o lucro.» Fonte: RTP

Já falei aqui em Landgrabbing, agora venho avisar que dia 31/3 às 20h00 a RTP3 exibe o documentário Land Grabbing  (Áustria, 2015). Será exibido novamente no dia 5 de abril 2016 às 02:08 na RTP1.

Como, com a desculpa de "produzir mais para melhorar a qualidade de vida", os governos despojam os pequenos agricultores das suas terras, que vendem ou concessionam ao desbarato a grandes corporações. Resultado, ganham as grandes corporações, que exportam para os países ricos com mão de obra baratíssima, e perdem as populações locais que ficam sem as suas terras, sem as suas casas, sem o seu ganha pão; e se se empregam nas  produções, ganham uma miséria. Portanto, ao contrário do apregoado, a qualidade de vida dos locais, piora. Perde também a biodiversidade, com o abate de floresta e  instalação de monoculturas, perde o ambiente com a agricultura química que contamina as terras e a água.

Entretanto, se não viu ainda, não perca o documentário pode ser visto (por agora) em http://www.rtp.pt/play/p2394/e230091/land-grabbing. Não perca!

Trailer:


Site do documentário: http://www.land-grabbing.com/

2 comentários:

  1. Obrigada Manuela, vou levar e partilhar. Este é um outro tipo de guerra mais subtil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá aNaTureza
      Sim é uma verdadeira guerra, com umas batalhas mais subtis outras nem tanto... mas infelizmente gravíssimas!
      Até breve

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.