sábado, 17 de outubro de 2015

Humanos Resistentes aos Factos

O texto que se segue é uma sátira de um comediante, portanto não é uma notícia e muito menos se baseia em factos reais ou científicos. Mas, são será que, no fundo, é verdade?

Imagem obtida aqui
«MINNEAPOLIS (The Borowitz Report) - Cientistas descobriram uma nova e poderosa linhagem de seres humanos resistentes aos factos, que estão a ameaçar a capacidade da Terra para manter a vida, relata um novo estudo preocupante.

A pesquisa, conduzida pela Universidade de Minnesota, identifica uma estirpe virulenta de seres humanos que são praticamente imunes a qualquer forma de conhecimento verificável, deixando os cientistas sem saber como combatê-los.

"Estes seres humanos parecem ter todas as faculdades necessárias para receber e processar informação", disse Davis Logsdon, um dos cientistas que contribuíram para o estudo. "E, no entanto, de alguma forma, eles desenvolveram defesas que, para todos os efeitos, mantém essas faculdades totalmente inativas."  Mais preocupante, disse Logsdon: "À medida que os factos se multiplicaram, as suas defesas contra esses fatos tornaram-se mais poderosas."

Enquanto os cientistas não têm compreensão clara dos mecanismos que impedem os seres humanos resistentes aos factos de absorver os dados, eles teorizam que a estirpe pode ter desenvolvido a capacidade de interceptar e descartar a informação em curso do nervo auditivo até o cérebro. "As funções normais da consciência humana foram completamente anuladas", disse Logsdon.

Enquanto reafirmava as avaliações pessimistas do estudo, Logsdon mantinha a esperança de que a ameaça dos seres humanos resistentes aos factos poderia ser atenuada no futuro. "A nossa pesquisa é muito preliminar, mas é possível que eles se tornem mais receptivos aos factos se forem colocados em ambientes sem comida, água ou oxigénio", disse.»


Andy Borowitz  é um escritor americano, comediante, humorista e ator. Autor premiado na categoria "humor"  do New York Times, e criador da sério "O Príncipe de Bel-Hair", é conhecido por ter criado a coluna satírica The Borowitz Report, que tem milhões  de leitores e que foi adquirida pelo The New Yorker.

5 comentários:

  1. Boa investigação

    Acrescento, que, a pesar da omissão

    é mais que evidente que
    Andy Borowitz, nas sua teorias
    se baseou nas minhas "ROGERIOGRAFIAS"

    ResponderEliminar
  2. É parece que sim... parece que a consciência humana se resume a uma Terra de três dimensões, quatro paredes e cinco sentidos. Pois... parece que é este o universo humano... e pelo que parece também é ruim dar um passo em frente. Que o digam os cientistas quânticos. O sistema e as pessoas na sua maioria, usam a quanticidade nos seus aparelhos tecnológicos e nem sabe o que isso significa. A natureza trata do assunto deixando-os bloqueados. O que mais me espanta é o total esquecimento da sua origem divina e responsabilidade. Dogmas são pelos vistos, muito confortáveis. Parece que o Infinito causa vertigem a uma grande maioria.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela!

    Continuo sem compreender a necessidade da usarmos sátiras quando temos a REALIDADE a demonstrar o que somos, fazemos e, mais importante, não fazemos!

    Depois lá vem a invariável referência à "ESPERANÇA"!

    "Logsdon mantinha a esperança de que a ameaça dos seres humanos resistentes aos factos poderia ser atenuada no futuro." o que é até é cómico e dá mais uns pontinhos satíricos!

    E nesta afirmação está apenas mais do mesmo: O satirizador é o satirizado! Esperemos pelo futuro...

    Termino com uma auto-citação (onde isto já chegou!)

    "Se não tivermos a capacidade de modificar algo que nós dominamos, como poderemos sequer sonhar em alterar algo que está fora da nossa directa influência…"

    Mudar agora?

    "Tás doido"

    bjs
    voza0db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Voz, Olá
      Desculpa lá interferir, mas acredito perfeitamente que quem vive para acusar outros, usando o nós, anos e anos a fio, não veja a mínima "ESPERANÇA" em nada. Se todos olhassem para dentro e soubessem que a NATUREZA destrói para melhor construir... a isso se chama evolução... ou se tivessem o mínimo de noção das Leis da Natureza, saberiam que o atrito, chamemos-lhe sofrimento, é exatamente o propulsor para o passo em frente na evolução. Claro que tal não faz sentido para quem apenas vive nos limites da Matéria, compreendo. Falta o Espírito. talvez seja essa RESISTÊNCIA o fator do desespero, ou desesperança, mas é coisa que ninguém te convence...
      Abraço

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.