terça-feira, 28 de julho de 2015

Libertação de moscas geneticamente modificadas em Espanha

A empresa Oxitec pretende libertar moscas transgénicas em Espanha (5000 por semana durante um ano), mesmo aqui ao lado, e as moscas não param nas fronteiras...

Vejam a notícia no Público/Ecosfera: "Empresa britânica pede autorização para testar insectos geneticamente modificados destinados a combater praga das oliveiras."

As consequências da disseminação desta mosca GM, são, como todas as manipulações genéticas totalmente imprevisíveis! E os riscos elevadíssimos,  ainda maiores que nas plantas, dada a mobilidade destes insetos!

«Tarragona, e por extensão, a Europa e o mundo, não é um laboratório ao ar livre! A ideia da Oxitec de libertar 1.83 milhões de moscas estéreis com uma mistura de ADN de organismos marinhos, bactérias, vírus e outros insetos é tão assustadora como ridícula.

Para poder experimentar cientificamente há que definirr limites, o que neste é impossível já que os insetos não respeitam fronteiras, e a esterilidade não é 100% eficaz. Então, se a coisa não resultar, como se para? Não há maneira de parar, obviamente.

Entre os efeitos possíveis da libertação destes animais é que as larvas destas moscas morrem dentro de azeitonas. E a quem apetece comer larvas mortas de moscas transgénicas? A mim não.»

Fonte: tradução de "Impeçam libertação de moscas geneticamente modificadas"

Assinem  petição aqui

Petição a: Secretaría de Medio Ambiente y Desarrollo Territorial - Procuraduría Estatal de Protección al Ambien, Chris Creese - Comunicación Oxitec e  Alcalde Ayuntamiento Tarragona

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.