sábado, 13 de junho de 2015

TTIP - o Tratado Cavalo de Tróia

Apesar de forjado às escondidas, e graças ao esforço de uma minoria atenta e preocupada com as pessoas e não com as grandes multinacionais, mais de dois milhões de pessoas assinaram a petição contra o TTIP -  Tratado de Parceria Transatlântica.

Imagem daqui
Um dos ingredientes do TTIP é o ISDS (Investor-State Dispute Settlement), um tribunal arbitral destinado a proteger as multinacionais  e que se sobrepõe aos estados (ler o artigo esclarecedor de Carla Prino aqui)...  dá para acreditar?

Várias tentativas de tratados de comércio livre entre UE e EUA têm sido preparados e não têm conseguido ir avante quando as pessoas entendem o que se passa e se manifestam em massa. Infelizmente, quando "desistem" de um destes acordos, de imediato começam a forjar outros parecidos com nome diferente...

Neste caso do perigosíssimo TTIP, estava prevista a sua discussão e votação para o passado dia 10 de junho no Parlmento Europeu, mas foi adiado, não se sabe bem porquê (será mais uma manobra de diversão? ...  estará outro nome na forja?).



Ouça com atenção as seguintes entrevistas à Antena 1, a primeira para entender o que é esse TTIP, e a segunda para saber o ponto da situação:

2 comentários:

  1. Uma BD (em inglês! Se tiver paciência traduzo e publico!) que resume a coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo é isso mesmo... que ninguém saiba ou entenda.... seja transatlântico ou transpacífico, estes acordos tem todos o mesmo objetivo: lucro mais fácil e maior para as grandes multinacionais, a custo das pessoas e do ambiente, sob a égide do mercado livre e sob a capa do crescimento económico.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.