sábado, 28 de março de 2015

Pesticidas reconhecidos como cancerígenos

«Cinco pesticidas foram classificados como «possível ou provavelmente» cancerígenos para o homem pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC), estrutura da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
...
Foto de Jerry Burke, daqui
De acordo com a IARC, o glifosato foi encontrado no ar, na água e nos alimentos, e a população está particularmente exposta, por viver perto de áreas intervencionadas com o herbicida, ainda que os níveis de exposição observados sejam «geralmente baixos» 


Entre eles, o glifosato (vulgarmente conhecido pela marca Roundup da Monsanto), o herbicida mais usado em Portugal e no mundo, de que fala Luís Alves na entrevista para a RTP2 (abaixo).

Os outros quatro referenciados são os inseticidas malatião, diazinão, tetrachlorvinphos e paratião.



Veja como funciona o glifosato e ouça uma música dos Mañana me Chanto que revela como ele "mata a terra".

Ver também o artigo em Green Savers

2 comentários:

  1. Olá Manuela!

    Tenho sérias dúvidas de que esta maravilha química, fruto da inteligência do Ser Humano, seja prejudicial para a saúde, quanto mais ser um agente causador de cancro, mesmo que provável!

    E isto porquê?

    Porque estão a ser emitidos - enquanto escrevo estas baboseiras - anúncios publicitários nos diferentes canais de televisão para o uso "Fácil e Prático" deste belo herbicida!

    Ora, não creio que as autoridades deste extraordinário país permitissem tal acontecimento! Basta ver a mão pesada que elas têm no que toca a outros agentes classificados de cancerígenos, como o tabaco e o gasóleo... Epá enganei-me!

    Esqueçam o gasóleo! Apesar de estar classificado no "Grupo 1" na escala de agentes cancerígenos, anda tudo a comprar veículos com motores movidos a este tipo de combustível fóssil, incluindo as tais autoridades com mão pesada... Apenas para o tabaco, claro!

    Assim sendo, não vejo porque motivo o herbicida em questão estando classificado no "Grupo 2A" seja assim tão terrível para a saúde pública e não-pública.

    De resto, basta irmos fazer uma visita de campo aos territórios que circundam a Maravilha da Raça Lusa - Parede de Betão de Alqueva, para verificarmos que este herbicida, e muitos outros, são lá utilizados como quem rega campos com água da barragem para desenvolver as culturas de OGM.

    Resumindo e concluindo que já me estiquei...

    Não se preocupem... Tudo está bem! Afinal de contas, se passa na TV...

    Bjhs Manuela
    voz a 0 db
    (e não... Não sou um robô!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Voz

      Pois, uma mentira dita muitas vezes e com convicção... torna-se uma "verdade"! E dessas "verdades" estamos nós cercados, basta deixarmos....

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.