domingo, 21 de setembro de 2014

"A Paz é uma Militância"

Para assinalar o Dia Internacional da Paz 2014 (21 de setembro) em tempo de tantas guerras, um texto (em espanhol) de José Saramago, publicado recentemente no site da Fundação Saramago, e lido pelo autor no dia 20 de novembro de 2001, que se intitula “La paz es una militancia”.



Fonte: Fundação José Saramago: «José Saramago: “La paz es una militancia”», 3 Setembro, 2014

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Parque da Devesa em festa - 26 a 28 de setembro, Famalicão

O 2º Aniversário do Parque da Devesa propõe realçar a relação do Homem com a Natureza e consigo próprio, numa viagem através dos sentidos, na procura do equilíbrio, saúde e harmonia com o ambiente.

Promovido pela Câmara Municipal de Vila nova de Famalicão, o evento decorre no Parque da Devesa entre os dias 26 e 28 de 28 de setembro de 2014.

As atividades incluem espetáculos, animação de exterior, oficinas de exterior, workshops, mercado ecológico, palestras, exposições, jogos tradicionais, shiatsu, yoga, tog chod, caminhada, slackline, lu jong, etc..

A entrada é livre e gratuita, no entanto os participantes serão convidados a contribuir com um bem alimentar (a ser entregue nas Lojas Sociais) ou um eletrodoméstico avariado (a ser entregue no Hospital de Monstros).


Os workshops e as palestras são sujeitos a inscrição através do telefone 252 374 184 ou do e-mail parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org

Programa completo do 2º Aniversário do Parque da Devesa aqui ou aqui .


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Entendendo as ervas "daninhas"

A natureza é sábia, e se as ervas espontâneas a que chamamos "daninhas" aparecem onde não queremos, há uma razão para isso, como explica Geoff Lawton no vídeo abaixo. Para além de contribuírem para melhorar ou corrigir a textura e composição do solo, muitas delas têm utilidade direta para os seres humanos. Umas são comestíveis, muitas são medicinais, outras ainda são preciosas como  biopesticidas ou como fertilizantes na agricultura biológica (ex. urtiga , consolda ou confrei).
Claro que ninguém gosta que as ervas espontâneas "abafem" as suas culturas, especialmente se forem invasoras, mas podemos ir aprendendo a conhecê-las e tirar partido delas, e quem sabe até talvez um dia conseguiremos fazer como Masanobu Fukuoka, que semeava as suas culturas de arroz na época certa, de modo que o arroz já tinha tamanho suficiente quando as ervas haveriam de germinar (o que já não conseguiam), e assim não precisava de lutar com elas.


Entendendo as Ervas Daninhas from Masanobu Fukuoka on Vimeo.

Mais sobre plantas silvestres ou espontâneas:

domingo, 7 de setembro de 2014

Workshop sobre Alimentação - V.N. Famalicão, 13/9/2014

O Grupo Famalicão em Transição está a organizar um "Workshop sobre Alimentação" com a formadora Atimati, para sábado dia 13 de Setembro de 2014 das 9h30 às 12h30 (com possibilidade de prolongamento gratuito na parte da tarde, caso haja interessados), na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão.

Os tópicos principais a abordar serão "alimentos a evitar", "alimentos a ingerir com mais frequência", " o problema do trigo moderno, um veneno", "tipos de dieta e seus prós e contras" e muito mais...


Para se inscrever envie e-mail para famalicaom@gmail.com. O valor, 15 euros, será pago apenas no próprio dia.
Organização: Grupo Famalicão em Transição
Apoio: Município de Famalicão

Mensagem idêntica à publicada no blogue Famalicão por um Mundo Melhor em 29/08/2014

sábado, 6 de setembro de 2014

Revolução no jardim: "Homegrown Revolution"

Casa da família Dervaes - imagem obtida aqui
Pode um lote urbano de 800 m2  (com uma casa e garagem) gerar mais de 3000 quilogramas de alimentos biológicos num ano? Pode, pelo menos na Califórnia!

Veja o vídeo abaixo - a curta-metragem premiada de 2009 "Homegrown Revolution", e saiba como a família Dervaes de Pasadena transformou o tradicional logradouro na "atividade mais perigosa do mundo": cultivar alimentos para ficar livre

Conheça melhor a família e a história no site  http://urbanhomestead.org/. De acordo com informações deste site, o recorde foi em 2010, com a produção de 3175 kg (7000 lb) de alimentos numa área cultivada de 400 m2 (1/10 acre).


A Revolução da Horta Caseira from Masanobu Fukuoka on Vimeo.

Este "post" foi publicado originalmente em 16/07/2012 com o vídeo em inglês, republicado em 06/09/2014 com o vídeo legendado em português.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"Uma Árvore pela Floresta"

«Os CTT e a Quercus estabeleceram uma parceria que vai permitir florestar com espécies vegetais autóctones algumas zonas do nosso País mais afectadas pelos incêndios. Para isso basta a qualquer pessoa comprar o kit “Vale uma Árvore” numa loja dos CTT até 31 de Outubro, que será depois plantada pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal. É a campanha “Uma Árvore pela Floresta”.

Com esta campanha, pretende-se a criação de bosques autóctones que oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade, proteger a nossa paisagem, a água e os solos.

O custo de cada árvore é de 3 euros e reverte totalmente para os custos do projecto, não havendo qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas. No momento da compra, é entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma “árvore” em cartão reciclado e um código. A “árvore” de cartão serve de lembrança e pode ser oferecida. O código serve para registar a árvore com o nome da pessoa que comprou o kit. A Quercus irá plantar a árvore verdadeira antes da Primavera de 2015, e vai comunicar a espécie e o local de plantação a cada comprador. Para consultar a evolução do bosque onde foi instalada e acompanhar todo o projecto basta ir até à página: http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/.

...

Será usado preferencialmente o viveiro florestal do Centro de Educação Ambiental da Sra. da Graça (CEASG), localizado no Sabugal, que está sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF). Tendo em consideração as áreas onde é expectável plantar, seleccionaram-se 28 espécies que poderão ser utilizadas na criação dos bosques, entre as quais se destacam: o Carvalho-alvarinho (Quercus robur), o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o Sobreiro (Quercus suber), a Azinheira (Quercus rotundifolia), o Freixo (Fraxinus angustifolia), o Azevinho (Ilex aquifolium), o Azereiro (Prunus lusitanica ssp. lusitanica) e o Medronheiro (Arbutus unedo).

Estas árvores podem ser adquiridas em 210 lojas dos CTT. A lista completa das lojas pode ser consultada aqui.»


Fonte e mais informação em: http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/