segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Ecorâmicas 2014 - "Lixo ao Espelho" (Guimarães 23 a 26/10)

Mostra de Cinema Documental sobre Ambiente e Sociedade

No próximo fim de semana, Guimarães vai ser palco de mais uma mostra de cinema sobre ambiente e sociedade, Ecorâmicas 2014, este ano dedicado ao tema "Lixo ao espelho".  Inclui também outras atividades, como ecofeira, artes e oficinas sobre o tema (ver programa abaixo). Os filmes são de muito interesse, alguns dos quais já passaram por este blogue ("Lixo Extraordinário", "Ilha das Flores", "Comprar, Descartar, Comprar - Obsolescência Programada"), seguidos de tertúlia / debate. Recomendo vivamente todos eles.  Também aqui já foi abordado o filme "Até à Eternidade", sobre os resíduos da indústria nuclear, que, além de interessante, é assustador para quem se preocupa com as gerações futuras. 

«A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia, a Cooperativa Cor de Tangerina e a Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social vêm por este meio convidá-lo/a para a edição 2014 das Ecorâmicas – mostra de cinema documental sobre ambiente e sociedade, que se realiza de 23 a 26 de outubro nas instalações da Fraterna, em Guimarães.

Esta edição, dedicada ao tema do desperdício e dos resíduos - LIXO AO ESPELHO – , pretende abrir uma reflexão crítica sobre os circuitos e destinos dos resíduos que produzimos: que imagem nos devolvem sobre o nosso modo de vida? Por que motivo nos silenciamos perante a origem e a finalidade de tudo quanto consumimos? Que comportamentos podemos alterar para reduzir o supérfluo e o desperdício inútil?

Este evento é aberto à comunidade, com acesso livre e gratuito e, além da exibição de filmes, terão lugar outras atividades, como tertúlias/debates, oficinas temáticas, intervenções artísticas e uma EcoFeira de iniciativas sobre reutilização de desperdícios.

Contamos consigo nesta iniciativa: trazendo um pouco de si, levando um pouco de nós.»

Programa:

Localização:
Centro Cultural VILA FLOR (CCVF) // Sessão de abertura
Avenida D. Afonso Henriques, 701 | 4810-431 Guimarães  | Telef. 253 424700
Coordenadas GPS: N 41.43695, W -8.29554
FRATERNA - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social // Restantes sessões
Travessa de Vila Verde - S. Sebastião  |  4800-430 Guimarães  |  Tel. 253 511 400 / 962 145 421
Coordenadas GPS: N 41.439397, W -8.29341

Fonte: e-mail da organização (Liliana Duarte / Cor de Tangerina | Manuel Fernandes / AVE | Ruth Araújo /  Fraterna)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.