sexta-feira, 2 de maio de 2014

Lógica da batata

Porque às vezes precisamos que nos relembrem o que já sabemos, nada como uma criança para explicar porque é preferível utilizar produtos biológicos.



Foto de Wikipedia
No vídeo, a menina fala de batata-doce, mas com a batata comum passa-se o mesmo. Muitos de nós sabemos que as batatas compradas de  produção não biológica não germinam, ao contrário daquelas que cultivamos e tiramos da terra. Isto porque para a sua conservação são utilizados produtos químicos "anti-abrolhantes". Também são usados inseticidas para a traça da batata. Mais os pesticidas utilizados durante o cultivo.

Mas a batata pode ser conservada sem químicos, desde que com certos cuidados. Provavelmente, o risco de ter algum problema na conservação da batata será um pouco superior.  Mas certamente que o risco de doenças graves é muito maior se se comer batatas com esses químicos, como o clorprofame referido no vídeo.

Conservação da batata, de 5 a 10 meses: colocá-la em local fresco, arejado e com pouca luz. Cobrir com rama de eucalipto para evitar a traça da batata. Também há quem a coloque em cama de palha ou coberta com serapilheira (condições óptimas de armazenamento: 7-10ºC; 90-95% de humidade relativa). Fontes:  Manual Actuar e Horta de Codeçais (consultar para mais detalhes)

Plantação de batatas biológicas,
Elza Fiuza; daqui 
«A batata, após a colheita e caso não seja para consumo imediato, necessita de um período de “cura” para que a sua pele se torne mais grossa e resistente a ferimentos, essa “cura” deve ser feita durante um período de três a quatro dias, com temperaturas acima dos 20º e se possível com alguma humidade no ar para que não seque. Devem ser guardadas em local arejado e fresco, não totalmente escuro, pois tal vai favorecer o inicio da germinação, a luz excessiva deixa-as esverdeadas.» Fonte: nPlantas

Já agora, um testemunho de uma pessoa que conheço e que tem uma loja de produtos para a agricultura convencional (mas que felizmente já começa a vender produtos para a agricultura biológica); acho que foi há um ou dois anos, no meio das nossas "discussões" sobre a utilização de produtos químicos na agricultura, ele deixou escapar: "este ano, nem pensar em comprar batata portuguesa, a armazenada tem sido muito atacada por bichos (não me lembro se era a tal traça da batata, talvez fosse), que estão a ficar resistentes, os agricultores levam produtos bem mais perigosos que os recomendados, e deitam-nos na batata armazenada, uns atrás dos outros". Se até um defensor da agricultura "convencional" diz isto...

4 comentários:

  1. Por enquanto,
    ainda só bradamos contra o amianto...
    e é pena!

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela!

    Fica aqui um vídeo que é próprio da palavra (in)SUSTENTABILIDADE É ACÇÃO!

    Para o pessoal questionar!

    Abr
    VOZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um vídeo bem esclarecedor. Mas, e não sendo otimista, não vejo que em 2050 cheguemos a esse estado... se o caminho for esse, muito antes... haverá colapso!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.