domingo, 20 de abril de 2014

Ron Finley: um guerrilheiro de jardim em L.A.

Ron Finley é um artista e a sua arte é embelezar relvados da zona Centro-sul de Los Angeles transformando-os em florestas alimentares. Ou um guerrilheiro de jardim cuja arma é uma pá e cuja missão é ensinar  e tornar acessível a alimentação saudável. O texto que se segue é extraído do vídeo da sua palestra TED (abaixo) Não deixem de o ver e ouvir!

Imagem de capa do site http://ronfinley.com/
«Sou um artista. A jardinagem é o meu graffiti. Planto a minha arte. Tal como um artista de graffiti, que embeleza paredes, eu embelezo relvados e canteiros. Uso o jardim, a terra, como se fosse um pedaço de tecido, e as plantas e as árvores, são o meu embelezamento desse tecido. É surpreendente o que a terra pode fazer se a deixarmos ser a nossa tela. Não se pode imaginar a maravilha que é um girassol e como ele afeta as pessoas.

Então, o que aconteceu? Eu testemunhei o meu jardim tornar-se numa ferramenta para a educação, uma ferramenta para a transformação do meu bairro. Para mudar a comunidade, tem de se mudar a composição do solo. Nós somos o solo. É surpreendente como as crianças são afetadas por isto. A jardinagem é a ação mais terapêutica e desafiante que se pode fazer, especialmente no centro da cidade. E ainda se conseguem morangos.»

Com os agradecimentos ao VOZ!

2 comentários:

  1. Olá Manuela!

    A única coisa que não me parece ser de aconselhar é utilizar os terrenos referidos no vídeo para produzir alimentos, pois a poluição dos solos em cidades daquele tipo, devem bater recordes! Mas enfim... Os outros produtos da produção intensiva também estão carregados de tóxicos pelo que mais vale local que global! E dá para nos tornar-mos mais independentes!

    Li um trabalho sobre poluição dos solos na zona de Braga e arredores, para estudar os níveis de poluição em diferentes localizações e a coisa não é bonita!

    Mas infelizmente hoje em dia haverão poucos locais por onde a nossa capacidade poluidora ainda não tenha passado! E mesmo os mais "isolados" estão já devidamente poluídos, como já aqui em Tempos escrevi!

    Tirando este pequeno detalhe... O trabalho dele é sem dúvida fantástico. Trabalhar com a Natureza sem dúvida que só nos ajuda a retornar à calma! Afinal os processos naturais não são feitos à base de stress!

    Abr
    VOZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Voz

      Mais uma vez obrigada pelo link, gostei muito do vídeo!

      Também já vi um documentio da UM, a tese de mestrado de Rute Pinto, onde constata que as hortas de Braga, dentro do perímetro urbano, estão contaminadas com metais pesados (designadamente Cádmio, Chumbo e Zinco), mas não será pior que muitos dos legumes à venda... Já agora, ficam as recomendações de Rute Pinto extraídas dessa tese:
      «→ Recomendação de afastamento entre solos para uso agrícola e estradas principais
      fortemente movimentadas, ou o uso de cercas ou sebes vivas que reduzam a
      contaminação dos cultivos por metais pesados, tais como Cádmio, Chumbo e Zinco;
      → Tratamento do solo: a aplicação de calcário aumenta o pH e reduz a disponibilidade
      dos metais; a aplicação de estrume reduz os níveis de Níquel, Zinco e Cobre mas não do
      Cádmio (www.agriculturaurbana.org.br);
      → Lavar e processar as colheitas contaminadas pode reduzir efectivamente os níveis de
      metais pesados;
      → Usar plantas para fitorremediação de solos e de águas contaminados ou poluídos;...»

      Até breve

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.