sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água 2014: "Água e Energia"

Este ano. a ONU decidiu atribuir o tema "Água e Energia" ao Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março.

Imagem retirada daqui
Num blogue cuja imagem simbólica é pedrada na água (não só pelo efeito da propagação das ondas de uma pequena pedra que embate na água, como pela importância intrínseca da água na vida), não queria deixar este dia em branco, mesmo apesar da falta de disponibilidade dos últimos tempos.

Água e energia são abundantes no nosso planeta. Mas a sua disponibilidade ou acessibilidade são extremamente díspares entre locais e populações. Por isso, apesar da sua abundância, a escassez de água potável no mundo aumenta à medida que aumenta a população e o efeito das alterações climáticas. A energia do sol é abundante, mas a escassez da energia solar acumulada por milénios (combustíveis fósseis) aumenta à medida que se esgotam as reservas e aumenta a procura. Água e energia são as fontes da vida, bens preciosos demais para serem desperdiçados ou disputados da forma predadora das últimas décadas.


A água tem sido a maior força motriz no fabrico energia renovável, mas quantas vezes a  preços tão elevados que uma pequena dose de bom senso travaria. A mania das grandezas e a oportunidade das negociatas apaga qualquer pequena dose de bom senso que podia existir.  Muitas e pequenas unidades hidroelétricas, sem a necessidade de interrupções do curso dos rios, sem alagamento de terras, sem eliminação de comunidades e e de espécies, são uma alternativa bem menos impactante às grandes barragens.

Assim, dedico este "post" neste Dia da Água e Energia a todos aqueles que têm lutado contra a imposição de barragens aberrantes para a biodiversidade, para a paisagem, para o ordenamento do território e para as comunidades, nomeadamente aquelas que aqui já foram faladas, como as barragens do Baixo Sabor e do Foz do Tua  no norte de Portugal, e a megalómana barragem de Belo Monte, na Amazónia, Brasil.

 Rio Sabor, zona prestes a ser inundada com a barragem quase pronta (foto minha, nov 2013)
Rio Tua e Linha do Tua, zona a ser inundada com a futura barragem (foto minha, nov 2013)




Mapa da Zona da Amazónia afetada pela barragem de Belo Monte, na Volta do Rio Xingu, obtida aqui
Cartoon obtido aqui

3 comentários:

  1. Um post oportuno sobre uma realidade que conhecemos e contra a qual temos de lutar cada um por si em pequenos gestos e também unidos para ganhar mais força e chegar mais longe!
    Parabéns pelo blogue, gostaria de ficar a seguir mas um bug no blogger não me deixa neste momento seguir ninguém de novo, adicionei no google + mas não é a mesma coisa.
    Bom fim de semana
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria

      Aconteceu-me o mesmo em relação ao seu blogue :(

      Obrigada e bom fim de semana :)

      Eliminar
  2. Olá Manuela!

    Minha pequena contribuição para o festejo do DIA MUNDIAL DA ÁGUA...

    Ver aqui

    Abr
    VOZ

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.