sábado, 1 de fevereiro de 2014

Transgénicos: a destruição da biodiversidade e da soberania

Imagem obtida aqui
No Ano Internacional da Agricultura Familiar (e sempre), é preciso ajudar as pessoas a perceberem a destruição que os transgénicos causam à agricultura familiar, à biodiversidade e à soberania alimentar. A "Segunda Revolução Verde", como lhe chama Vandana Shiva (no vídeo), liderada pela ambiciosa e perigosa multinacional Monsanto, é a antítese da agricultura familiar.

A ONU já comprovou que a agricultura familiar é a única que pode fazer frente à pobreza. Por outro lado, a agricultura dos transgénicos e dos agroquímicos irá agravar o fosso entre ricos e pobres, acabar com a soberania alimentar dos povos, tornando a Monsanto (e o séquito de empresas e bancos a ela associados) os donos do mundo. 

E enquanto alguns países percebem e expulsam a Monsanto, Portugal, Espanha, Argentina, Brasil e outros continuam a deixar que os seus campos, biodiversidade e população, sirvam servilmente a Monsanto e outras que tais (desculpem o pleonasmo, mas é a propositado).

Não duvidem:

Quem controla a produção alimentar, controla o mundo

Vejam o vídeo abaixo, parte final do documentário "O mundo segundo a monsanto" e bem esclarecedor, e espalhem a mensagem

6 comentários:

  1. eu acho que a unica forma de travar a monsanto e o povo comecar a queimar as culturas transgenicas todas a eito doa a quem doer se nao fizermos isso a monsanto dominara o mundo em poucos anos trazendo doenca e desgraca para todo mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Negrofuturo, embora devagar demais, a Monsanto vai sendo expulsa de vários países!

      Eliminar
  2. Olá Manuela!

    Fica aqui a ligação para um estudo acabadinho de sair do forno, que demonstra que o produto final aplicado é sempre mais perigoso que o activos principais, pois nos testes feitos pelos fabricantes eles só testam isoladamente o activo principal! Claro que a monsanto faz isto e muito melhor com o seu Roundup GT+, incluído neste estudo!

    VOZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Voz!. Claro que eles testam como lhes dá mais jeito... e a desregulamentação, permite, claro...

      Eliminar
  3. Olá Manuela, boa tarde!

    Talvez eu esteja aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para conhecer o Projeto EDUCADORES MULTIPLICADORES. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOGUE e fique em evidência!

    Faça parte da maior comunidade de blogs do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam seu blog e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Irivan.

      Este blogue destina-se mais a adultos e jovens do que a crianças. De qualquer modo, muito obrigada pelo convite! e pela visita.

      Uma boa semana

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.