segunda-feira, 29 de abril de 2013

Comissão Europeia a favor das abelhas!

Imagem de Michael Kooren/Reuters obtida no The Guardian
Uma boa notícia vinda da Comissão Europeia - a suspensão de inseticidas neocotinóides, que comprovadamente prejudicam as abelhas! E uma surpresa, depois do fracasso da votação inicial, no mês passado, em que a proposta de suspensão da Comissão não passou (e, vergonha nossa, Portugal votou contra).

Não sei se a petição da Avaaz, assinada por 2,6 milhões de pessoas teve influência, mas acredito que sim. Por isso, agradeço a todos aqueles que responderam ao apelo que fiz aqui e a assinaram.

A seguir, a transcrição da notícia de Ricardo Garcia, no Público de hoje:


«A Comissão Europeia vai impor a proibição de pesticidas suspeitos de estarem a dizimar populações de abelhas, apesar de a proposta não ter conseguido acordo dos países da União Europeia (UE).

Numa votação de recurso esta segunda-feira, em Bruxelas, 15 Estados-membros posicionaram-se a favor da proposta da Comissão, que prevê a suspensão, por dois anos a partir de Dezembro, do uso de três pesticidas da família dos neonicotinóides, amplamente aplicados na agricultura. Oito países votaram contra – incluindo Portugal – e quatro abstiveram-se.

Apesar de não se ter conseguido a maioria qualificada necessária para aprovar a proposta, o resultado da votação deixou a decisão nas mãos da Comissão Europeia, que já anunciou que irá avançar com as restrições.

Estudos recentes sugerem que alguns pesticidas neonicotinóides, uma vez absorvidos pelas abelhas através do néctar e do pólen das plantas, prejudicam a sua capacidade de navegação e resultam na produção de menos rainhas. Esta poderá ser uma das causas do “desaparecimento” das abelhas, deixando as colmeias vazias, que se tem verificado em vários países europeus e nos Estados Unidos.

Em Janeiro passado, a Agência Europeia de Segurança Alimentar considerou que o uso de tais produtos só seria aceitável em culturas onde as abelhas não se alimentam. Mas a ideia de os proibir vinha sendo vivamente rejeitada por alguns países e pelas multinacionais Bayer e Syngenta, os seus principais fabricantes.

“Dado que a nossa proposta se baseia em riscos para a saúde das abelhas identificados pela Agência Europeia de Segurança Alimentar, a Comissão irá adiante com o seu texto nas próximas semanas”, disse o comissário europeu da Saúde e do Consumidor, Tonio Borg, num comunicado.

Os pesticidas em causa são o tioametoxam, o imidacloprid e o clotianidin e representam problemas para as abelhas em culturas como canola, girassol, milho e cereais, segundo o relatório da Agência Europeia de Segurança Alimentar.

A Comissão vai banir o seu uso, excepto em culturas que não atraiam abelhas. Há algumas excepções também para estufas e para a aplicação dos produtos em culturas “problemáticas”, mas apenas depois da floração.

Onde o seu uso for permitido, os pesticidas só estarão disponíveis para profissionais.

A ideia inicial da Comissão era avançar com as restrições já em Julho, mas a data foi adiada para Dezembro. Dentro de dois anos, a situação será reavaliada.

A proposta de Bruxelas já tinha falhado uma primeira votação, dia 15 de Março, conseguindo apenas 13 votos a favor. Entre os países que então votaram contra ou se abstiveram, a Alemanha mudou agora de posição, apoiando a Comissão.

Já o Reino Unido manteve a sua oposição à proposta, argumentando que não há provas suficientes de que os pesticidas façam mal às abelhas e que os prejuízos na agricultura seriam elevados. Os fabricantes dos pesticidas também dizem que não há provas suficientes de que o seu uso em condições normais na agricultura cause problemas às abelhas.»
Fonte: Público

Notícia também no The Guardian

domingo, 28 de abril de 2013

Famalicão no "European Cycling Challenge 2013" em maio

Em  Vila Nova de Famalicão, o que não faltam são pessoas a andar de bicicleta! No entanto, a maioria apenas a usa para praticar desporto, e há inúmeras associações dedicadas ao desporto e passeio em bicicleta. Para promover o uso da bicicleta como meio de transporte, além de estar a projetar tornar a cidade ciclável, o Município de Vila Nova de Famalicão participa no desafio europeu "European Cycling Challenge 2013", que começa já no próximo dia 1 de maio, e está aberto a todas as pessoas que residem ou trabalham no concelho (ver aqui como participar).



«Durante todo o mês de maio, Vila Nova de Famalicão vai participar no European Cycling Challenge 2013, uma iniciativa desportiva e ambiental que tem como principal objetivo fazer da bicicleta o principal meio de transporte utilizado.
Os participantes podem inscrever-se no portal oficial do evento em www.ecc2013.net, escolher a cidade pela qual vão concorrer e clicar em “Como participar”. A partir daí é só seguir as instruções. Todos os dias serão registados os trajetos efetuados pelos participantes com as distâncias percorridas e a quantificação de CO2 não emitido.
O desafio é limitado à categoria de ciclismo – uso da bicicleta como transporte – e apenas as distâncias percorridas sob esta opção serão consideradas: de casa para o trabalho, de casa para a escola, sair para fazer compras e qualquer outra viagem onde a bicicleta é usada em alternativa a outro modo de transporte (automóvel, moto, etc.) Os treinos com fins desportivos não serão admitidos.
Entretanto, já foi criada uma página de facebook para ir acompanhando o evento. O endereço é www.facebook.com/DesafioEuropeuMaio2013.

Para além de Vila Nova de Famalicão participam neste evento as cidades de Bolonha (Itália), Dublin (Irlanda), Kaunas (Lituania), Lewisham (Reino Unido), Lille (França), Padova (Itália), Rimini (Itália), Tallinn (Estónia), Tartu (Estónia), Utrecht (Holanda) e West London (Reino Unido).»


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Casa feita com materiais reutilizados e locais, na Trofa

"Paredes de pneus, terra e latas; recolha de águas pluviais para usos diários; aproveitamento da luz solar para aquecimento de águas e das habitações; uso de coberturas ajardinadas melhorando a climatização das habitações e aumentando a área de solo permeável; espaços exteriores com a reutilização de diversos materiais, entre outros."

Esta é a descrição que consta na página do Facebook da "Casa Ecofixe" (e donde foram retiradas as imagens), uma moradia que um jovem casal está a construir na na freguesia de Alvarelhos, concelho daTrofa.

As principais motivações para a escolha desta técnica construtiva foram o custo inferior ao da construção tradicional, a procura por um tipo de construção sustentável, através da aplicação de materiais reutilizados e reciclados, e do uso de materiais locais, disponíveis nas proximidades (num raio de poucos quilómetros), e também a eficiência energética, através da minimização dos gastos energéticos futuros e da maior autonomia.

Entre as dificuldades que apareceram, pois a ideia surgiu há já alguns anos, esteve a demora em  arranjar um construtor que abraçasse o projeto, mas acabou formando-se uma empresa de construção para o efeito.



O projeto é da autoria do arquiteto João Pereira e da arquiteta paisagista Graça Silva, e tem tido assessoria técnica na execução do    arquiteto Armindo Pereira de Magalhães, de V. N. Famalicão.

Ficam aqui registados os parabéns aos mentores e autores do projeto, assim como aos donos da obra, Marta Santos e Pedro Silva e a toda a equipa que está a levar a cabo esta obra, inclusive, claro está, ao meu amigo Armindo Magalhães.

Embora já existam vários casos de moradias em construção ecológica, espero que o destaque dado a este caso nos meios de comunicação sirva para que se comece a perceber que há muitas possibilidades de construção para além do betão e do cimento, e muitas delas são bem mais sustentáveis e económicas.

Mais sobre a história desta casa em  O Notícias da Trofa, em Studio Roulette e em Público P3, e vídeos na TrofaTV e em RTP notícias

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia da Terra 2013 - Midway

Imagem de Midway
Para assinalar o Dia da Terra, o trailer do filme MIDWAY, de Chris Jordan, que deve estrear em finais de 2013 (mais uma vez, pois já cá esteve antes). Rodado numa remota ilha do pacífico, onde dezenas de milhares de jovens albatrozes morrem devido ao plástico que ingerem da Ilha de Lixo do Pacífico.

Um símbolo da nossa era e da nossa atuação. Uma espécie que inconscientemente destrói as outras espécies, e que assim acabará por se auto-destruir. A Terra, essa continuará.

"Seguindo as expedições de Chris Jordan a Midway e o ciclo de vida dos albatrozes, "Midway" é mais do que apenas um documentário ou um filme sobre a vida selvagem em risco. "Midway" dá-nos oportunidade de olhar para o nosso mundo em close-up, e perceber como as nossas vidas têma ter impacto no planeta, e de encontrar novas abordagens para avançar. A produção do filme "Midway", continua até 2013". 


MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hortas Urbanas de Famalicão

Já estão a funcionar as Hortas Urbanas de Famalicão, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. 

Situadas junto a uma das entradas do Parque da Devesa, o projeto inclui mais de 170 talhões de 25 m2 para hortas familiares, hortas inclusivas, mais altas, para pessoas com mobilidade reduzida, hortas pedagógicas destinadas a atividades com crianças, e hortas solidárias, cuja colheita se destina às lojas sociais.

As hortas funcionarão em modo biológico, uma das premissas chave do projeto, estando já a decorrer a formação básica em agricultura biológica aos utilizadores que se inscreveram em novembro passado. 

Com certeza que estas hortas irão contribuir para para disseminar boas práticas agrícolas e ambientais e para o bem estar dos famalicenses. Através delas será promovido o convívio e troca de saberes e experiências, uma melhor saúde através de uma alimentação mais rica e mais limpa e de exercício físico, e também a economia doméstica.

Um esboço da planta do projeto:

O local no verão passado:


Em obras:


Quase pronto:



A ramada no caminho principal

Compostor:


As futuras hortas inclusivas:

E com os utilizadores já a trabalhar, no dia 19/4/2013 (hoje),


a preparar a terra e a plantar o que já semearam nas aulas práticas:

Daqui a poucos meses, estará tudo verde e colorido com flores e frutos! Como colaboradora deste projeto na sua fase incial, é com muita satisfação e orgulho que vejo o entusiasmo dos famalicenses utilizadores destas hortas, e a quem desejo excelentes colheitas. Bom trabalho e bom proveito a todos! 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Monsanto vs Mãe Terra - petição Avaaz

Imagem de Fiestoforo
 Petição Avaaz 


Aos governos da Alemanha, França, Holanda e todos os países signatários da Convenção Europeia de Patentes:

«Enquanto cidadãos preocupados, instamos aos senhores que assumam a liderança para consertar a lei de patentes europeia clamando ao Conselho Administrativo da Organização Europeia de Patentes que preencham os buracos de legislação que permitem às grandes empresas privadas patentearem as variedades de plantas e os métodos tradicionais de produção de alimentos. Proteções e proibições claras e efetivas são necessárias para proteger os consumidores, produtores agrícolas e criadores do controle das corporações sobre nossa cadeia de produção alimentar.»

Assine aqui

«É inacreditável, mas a Monsanto e outras empresas deram as caras novamente. Essas empresas de biotecnologia sedentas por lucro acharam uma maneira de ter 'propriedade' exclusiva sobre algo que pertence a todos nós: nossa comida! Eles estão tentando adquirir patentes sobre os vegetais e frutas mais usados em nosso dia-a-dia, como pepinos, brócolis e melões, forçando os produtores a indenizá-los para produzir esses alimentos e podendo processar tais produtores caso eles não os indenizem.

Mas podemos impedí-los de comprar a nossa Mãe Terra. Empresas como Monsanto descobriram falhas na legislação Europeia para se dar bem, portanto precisamos fechar esses buracos antes que eles criem um perigoso precedente global sobre as patentes. Para isso, precisamos que países como Alemanha, França e Holanda -- onde a oposição está ganhando corpo -- peçam uma votação para acabar com os planos da Monsanto. A comunidade da Avaaz já mudou o curso de decisões de governos antes, e podemos fazer isto novamente.

Muitos fazendeiros e políticos já são contra -- só precisamos agora adicionar um pouco do poder popular para colocar pressão nestes países e manter as mãos da Monsanto longe da nossa comida. Quando chegarmos a 1 milhão de assinaturas, a Avaaz pressionará os políticos a pedirem uma votação, e entregaremos nossa mensagem em uma impactante ação presencial na frente de toda a mídia. Assine agora e compartilhe com todos para assim criarmos o maior protesto em defesa dos alimentos que já existiu.»

Fonte: AVAAZ

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Engrenagem

A maioria das pessoas da civilização ocidental não tem a menor ideia dos enormes impactos ambientais que tem uma alimentação à base de produtos de origem animal. 
Para além desses impactos, só por si brutais, a ânsia de lucro da engrenagem da indústria pecuária é responsável por problemas de saúde, pela escassez de alimento para uma elevada percentagem da população, e pelo sofrimento de biliões de animais, como já foi referido aqui

Este filme "A Engrenagem" do Instituto Nina Rosa explica esses impactos de uma forma clara e sucinta.



terça-feira, 2 de abril de 2013

Seminário "Agricultura Biológica: o Futuro é Hoje" - Braga

Seminário "Agricultura Biológica: o Futuro é Hoje"
Data: 13 de Abril 2013 (9:30 - 16:45)
Local:  Auditório do Parque de Exposições de Braga (PEB)
Inscrição:  Entrada livre e sem inscrição prévia
Organização:  Escola Superior Agrária/IPVC e PEB
Comissão Organizadora:  Isabel Mourão, José Pedro Araújo, Luisa Moura, Miguel Brito e Raul Rodrigues
Secretariado:  Alunos do Mestrado de Agricultura Biológica 2012/13 da ESA/IPVC


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Roundup - como funciona o herbicida glifosato



Vídeo legendado em português. Original em http://www.youtube.com/watch?v=9SiejNNoDxM

«Roundup™ foi patenteado como herbicida em 1974 pela Monsanto. Sabemos que Roundup™ tem sido utilizado exclusivamente para matar as ervas daninhas. Poderá estar relacionado com o cancro, defeitos de nascimento, a desregulação endócrina e deficiência de nutrientes? Veja este vídeo "Remix Roundup", que explica o que o ingrediente ativo, o glifosato, faz às plantas, animais e, finalmente, aos seres humanos

Roundup Remix é um excerto do "Roleta Genética - O Jogo das Nossas Vidas" (Genetic Roulette -  The Gamble of Our Lives): http://geneticroulettemovie.com