quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Futuro

Existe um claro consenso de que o futuro que hoje começa a emergir será extremamente diferente de tudo o que alguma vez conhecemos no passado. É uma diferença não de grau, mas de género. Não existe qualquer período de mudanças anterior que se assemelhe sequer ao que a humanidade está prestes a conhecer. Já passamos por períodos de mudanças revolucionárias, mas nenhum tão intenso nem tão prenhe de perigo e oportunidade como os tempos que se avizinham. Também nunca passamos antes por um período de tantas mudanças revolucionárias e convergentes
... 
Imagem do livro obtida aqui
Existem já várias práticas imprudentes que deviam ser imediatamente interrompidas: a venda de armas mortíferas a grupos em todo o mundo; o uso de antibióticos como estimulante de crescimento para animais; a exploração de petróleo no vulnerável oceano Ártico; o domínio das transacções bolsistas por supercomputadores com algoritmos optimizados para transações de alta velocidade e frequência que criam volatilidade e riscos de perturbações no mercado; e propostas completamente loucas para impedir que o a luz do Sol chegue à Terra como estratégia para diminuir a retenção de calor provocada por níveis crescentes de poluição. Todas estas práticas e propostas constituem exemplos de ideias confusas e perigosas. Deviam ser encaradas como «casos padrão» para perceber se temos ou não a vontade, a determinação e a energia para criar um futuro digno das gerações vindouras.
...
A civilização humana chegou a uma bifurcação na estrada que percorremos há muito. Há que escolher um de dois caminhos. Ambos nos conduzem ao desconhecido. Mas um conduz à destruição do equilíbrio climático de que dependemos, à destruição de recursos insubstituíveis que nos sustentam, à degradação de valores unicamente humanos e ao possível fim da civilização como a conhecemos. O outro conduz ao futuro.

Al Gore, em “O FUTURO – Seis forças que irão mudar o mundo”, 2013, Actual Editora (extratos)

Sinopse do livro (extrato obtido aqui):  
«Fruto de uma investigação exaustiva e da análise de casos paradigmáticos, O Futuro identifica as principais forças emergentes que irão moldar os tempos vindouros: as mudanças em curso na economia global, a alteração no equilíbrio de poder geostratégico e o papel dos Estados e nações; as revoluções digital e biotecnológica, a crise climática e a transição energética para as renováveis; o desafio demográfico, o consumo dos recursos do planeta, a medicina e a saúde; e, por fim, a emergência de uma consciência global que transcende fronteiras.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.