domingo, 22 de dezembro de 2013

É preciso travar a contaminação com transgénicos


O uso de organismos geneticamente modificados (OGM ou transgénicos) coloca em sério risco a biodiversidade agrícola, para além de todos os problemas na saúde que começam finalmente a sair à luz do dia. Isto porque, além de os agricultores que optam por essa via deixarem de cultivar as variedades alimentares tradicionais adaptadas, a polinização pelo vento ou pelos agentes polinizadores faz-se a grandes distâncias, contaminando as culturas daquele que cultivam variedades não transgénicas. Trata-se de um verdadeiro ecocídio.


O caso do agricultor australiano Steve Marsh, que devido à contaminação com OGM, perdeu a certificação biológica, é apenas um entre muitos. Esta contaminação teve um impacto dramático sobre Steve e seus meios de subsistência, enquanto a Monsanto, por causa dos acordos firmados com cada agricultor GM, fica livre de qualquer responsabilidade, apenas ganha o lucro. Em vez de aceitar passivamente esta invasão, Steve decidiu tomar uma posição. Como o único caminho disponível,  ele  processou o seu vizinho por prejuízos e danos.

Como o processo judicial será muito caro, a "Safe Food Foundation", lançou uma campanha de angariação de fundos para ajudar nesta batalha, pois pretendem que este seja um caso "bandeira" para alertar o mundo dos perigos da contaminação com transgénico.  A primeira audiência no tribunal está marcada para fevereiro de 2014.

Este não é apenas o caso de Steve Marsh, é o caso de nós todos, que vemos ameaçada a nossa alimentação; por isso, a palavra-chave (hashtag) #IamSteveMarsh.

Veja o vídeo abaixo (tem legendas em espanhol e francês) e saiba como pode apoiar a causa de Steve Marsh aqui.



«Steve Marsh é agricultor e vive em Kojonup na Austrália Ocidental. Em 2010, ele perdeu a certificação biloógica (orgânica) quando a canola geneticamente modificada (OGM) do seu vizinho contaminou 70% da sua quinta. Numa estreia mundial, ele processou o seu vizinho por prejuízos, e se ele ganhar ele não só protege o seu direito de cultivar alimentos biológicos livres de OGM, como também protege os nossos direitos de comer alimentos livres de transgénicos.»

Fontes: Safe Food Foundation,  Steve Marsh Benefit Fund,  Help this farmer (facebook)

4 comentários:

  1. É imperativo travar a propagação não desejada e involuntária de variedades OGM, e a consequente contaminação das culturas não OGM, para que possamos ter direito a escolher o que cultivamos e comemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Braulio Flor, o assunto é demasiado sério e perigoso para a humanidade, mas é completamente ausente dos meios de comunicação de massa.

      Um bom ano novo

      Eliminar
  2. Sobre ratos, transgênicos e queimas de arquivo

    Do site da revista da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência):

    http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/terra-em-transe/sobre-ratos-transgenicos-e-queimas-de-arquivo

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rodolfo, muito bom esse artigo. Por coincidência tinha acabado de o ler neste site.

      As grandes corporações dominam e infiltram-se em tudo (ou quase tudo) há que aumentar a Resistência!

      Um bom ano novo!

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.