sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Construir com fardos de palha

Casa em palha em construção na Quinta dos Melros
A construção em fardos de palha felizmente parece ganhar cada vez mais adeptos.  Não sendo uma técnica nova, as suas características de conforto térmico e acústico, aliadas à sustentabilidade dos materiais e custo abaixo da construção corrente, tornam-na uma opção muito atraente sobretudo para casas. 

Esperemos que as burocracias do licenciamento não se tornem uma barreira a este tipo de construção, que pode ser feita projetada e construída por empresas especializadas, mas que também pode ser realizada em auto-construção. Neste caso, será sempre aconselhável a orientação por técnicos especializados. 

Lanço aqui o desafio a quem já é especializado neste tipo de construção, que deixe, em comentário, o seu nome e contacto, e se se dedica ao projeto, construção ou acompanhamento de obra.

Em relação a este tema, neste blogue já  se falou antes na construção em palha e de uma casa de palha com 93 anos (em França). E no blogue irmão, EcoConstruir, também pode encontrar: 
- o caso de uma oficina de construção de casa em fardos de palha em Turtle Rock Farm (EUA)
- uma tradução do artigo  How to Build With Straw Balesque mais abaixo se reproduz. (Esta tradução pode ter algumas lacunas, pois para além de eventuais desconhecimentos da língua original, também não tenho, ainda, qualquer prática em construção em palha; por isso, agradeço a correção de eventuais lapsos). 

Já a seguir, um vídeo de Chris Ripley sobre a construção de uma casa com fardos de palha na Quinta dos Melros, Tábua, Portugal (a da imagem de cima). 




Como construir com fardos de palha


«Aqui estão instruções básicas para a montagem de uma parede de fardos de palha numa estrutura de pilares e vigas (postes e traves). Nada aqui deve impedir o uso das melhores práticas de construção.

Avaliando os fardos

A palha deve ser cortada à foice com enfardadeira de corte não rotativo,  de modo a que o fardo seja feito dobrando as palhas longas a meio. O fardo terá um lado cortado e um lado dobrado. Estes fardos serão facilmente  redimensionados . Fardos de duas cordas são 35-36 cm de altura por 45-46 cm de profundidade por 86-107 cm de comprimento.

Os fardos devem estar secos. Use um medidor de humidade para testar o seu teor. Idealmente os fardos serão executados na faixa de 9-14 % , mas até 18% é utilizável. Se ele tiver aparência de humidade, ver se há sinais de mofo (bolores), se for o caso, não usar em paredes.

Os fardos devem ser apertados o suficiente para que os dedos se sintam firmes e confortáveis entre o fio e a palha ao levantar o fardo. Ao levantar pegando por uma corda,  deve sentir-se o fardo seguro e não como que prestes a desmoronar-se. Os fardos não precisam de ser recém-cortados , mas estes serão menos empoeirados  do que os que foram armazenados por algum tempo.


Empilhamento de fardos

Os fardos são colocados num canteiro elevado de cascalho. A partir de um canto, colocar os fardos topo a topo em cada sentido. Coloque os fardos com o lado da corda para cima , esta é a forma estrutural para assentar os fardos. Na fiada seguinte comece de novo no canto colocando o fardo de modo que  ele se sobreponha a metade de dois fardos com a junta dos dois fardos inferiores mais ou menos a meio do fardo superior. Da mesma forma que se colocam tijolos ou blocos. Quando chegar ao fim de uma fiada, pode não ter espaço suficiente para um fardo inteiro. É quando ocorre o redimensionamento . Continue  a empilhar  as fiadas dessa maneira.

Trabalhe  a parede de forma a para mantê-la no prumo. Uma marreta de madeira grande pode ser usada para " persuadir " a parede a se manter na vertical.  Pode fazer paredes curvas com fardos de palha , as paredes não precisam ser retas, mas devem ser verticais (no prumo).

Redimensionamento de fardos

Os fardos podem ser redimensionados para criar um invólucro sólido a fiada. Se o espaço que precisa ser preenchido tem 23 cm ou menos, encha o espaço com camadas de palha em vez de tentar fazer um fardo que se adeqúe.  Os fardos são constituídos por uma série de camadas que se separam facilmente umas das outras. Depois da parede estar construída, camadas de palha  são também usadas para encher orifícios nas juntas entre fardos. Pode redimensionar sozinho, mas é melhor  fazê-lo com ajuda. Determine o comprimento do fardo que você precisa.

Marque o fardo e corte fio de enfardamento  suficiente para dar a volta ao fardo “novo” mais  23 cm. Faça dois fardos em simultâneo de modo a não perder a palha, pois provavelmente vai precisar de um fardo desse tamanho em alguma parte do edifício. Meça e corte uma corda que rodeie a outra metade do fardo , mais 23 cm. Vai precisar de substituir ambas as cordas do fardo, por isso corte um outro conjunto de cordas para coincidir com os fardos cortados e coloque-as de lado. Pegue as duas cordas e enfie a agulha de fardo com elas. Puxe as duas cordas na agulha para que o meio do cordel esteja no buraco da agulha . Ao inserir a agulha no fardo deve ter cuidado para não cruzar as cordas no interior do fardo . Faça isto mantendo as extremidades de cada corda em mãos separadas . Coloque a agulha junto à parte de dentro da corda existente, no comprimento que precisa.

Mantendo a agulha perpendicular ao fardo empurre-a através dele. Seu parceiro vai remover o fio da agulha, sabendo que corda veio de que buraco e para que lado vai dar a volta ao fardo. Virando o fardo de lado faça um nó e aperte bem, fazendo um fardo firme. Agora, " re-costure " a outra corda no fardo. Depois de ambos os lados redefinidos,  corte o fio original no nó e remova-o. Guarde a corda para futuros fardos redimensionados .


Fixação (pinning) (ver também: http://youtu.be/FKxZd5P2z_A

Após o empilhamento da palha, é reforçada lateralmente. Coloque duas estacas de bambu em ambos os lados da parede a cada 45-46 cm. Ligue-os uns aos outros utilizando a agulha de fardos e arame 16.

Insira a agulha enfiada com fio através do meio do fardo em cada fiada. Isso é chamado de fixação (pinning). Aperte o arame com um alicate para puxar as estacas de bambu contra os fardos submergindo-as ligeiramente na palha. Este aperto vai ajudar a endireitar a parede. Em seguida, empurre as extremidades dos fios bem para dentro da palha de modo a que não interfiram no reboco.

As estacas devem ligar a ambas as placas superior e inferior por aparafusamento, ou com uma cinta de 2 furos, ou com agrado de cerca.


Janelas e portas

Janelas e portas são pré- construídas . Coloque-as bem para mantê-las em prumo e esquadria. Peitoris fundos são criados quando as janelas são colocados na borda externa dos fardos (recomendado) . Na cozinha, janelas de balcão podem ser não operáveis, ou ser definidas no interior do fardo para facilitar a abertura. Se assim for, não se esqueça dos detalhes para uma boa drenagem do peitoril.

Canalizações e fios

Os fios são colocados sobre a superfície da palha. Ele pode ser colocado no tubo (recomendado ), ou simples. Pode usar um anel de gesso nas suas caixas , que permite que você defina a caixa, por isso deve ser nivelado com a última camada de gesso. Os canos mantemos fora das paredes de palha. Onde os canos sobem a partir do chão,  pode colocar instalações na parede de palha, mas onde o cano precisa vir através da parede de palha, coloque as instalações numa parede interior (não de palha).

Armários de montagem

Armários de cozinha pode ser montados em paredes de palha por aparafusamento 2 × 4 na parede usando pernos de 1/2 " (1,27 cm) enfiados  na parede de palha, prendendo  a um compensador de madeira de 30 cm (12”). Aperte as porcas novamente antes do reboco.


Revestimento / acabamentos

Uma casa saudável precisa "respirar" . O melhor revestimento para a palha é o reboco natural de argila e cal, aplicado dentro e por fora . Esta argamassa tem sido utilizada com sucesso em todo o mundo por milhares de anos . É não tóxico, fácil de misturar e aplicar,  e limpa-se com água . É feito com cal , argila e areia.  A cal dissuade roedores e insetos de entrar na casa.

Pulverizadores de estuque

Se você quiser aprender a estucar, ou deseja aplicar estuque ou argamassa numa parede ou fardos de palha , vai gostar deste pulverizador Stucco para rebocar com argamassas naturais  e misturas de gesso terra e cal.


Fardos de palha oferecem uma casa energeticamente eficiente usando um material que seria queimado libertando carbono e outros poluentes. Ao construir com fardos de palha o carbono sequestrado na palha permanece lá, e os fardos são classificados  um material resistente ao fogo classe A, fazendo uma casa segura, saudável e bela.»

9 comentários:

  1. Olá Manuela!! Aqui deixo meu contacto quintadosmelros@gmail.com se há pessoas que estão interessados em construir uma casa com fardos de palha. Bom ano novo! Chris Ripley http://construircomfardosdepalha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo contacto, Chris :) e também pela apresentação e vídeo que disponibilizaste para ensinar a construir em palha.

      Um excelente ano novo para ti e tua linda família.

      Abraços.

      Eliminar
  2. Viva Manuela, aqui ficam os meus contactos:
    Catarina Pinto, arquitecta do Terrapalha | Estúdio de Arquitectura
    www.terrapalha.com
    +351 933291112
    catarinapinto@terrapalha.com
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Catarina

      Esperemos que mais pessoas optem por esta técnica construtiva bem mais sustentável que a corrente :)

      Beijinhos e um feliz ano novo

      Eliminar
  3. Boa tarde!
    Sou o Fernando André tenho formação em engenharia civil e também sou agricultor e estou interessado fornecer fardos de palha para as vossas casas . Meu contato é 916056965. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Fernando André, informação importante, pois a qualidade dos fardos e da palha é crucial. Obrigada pela visita. Já agora, de que zona do país é?

      Eliminar
    2. Olá Fernando André,

      Muito obrigado pelo seu contacto.
      Posso perguntar-lhe se os seus fardos de palha são compactados para o efeito de construir?
      Como está a vender os fardos de palha?
      Obrigado.

      Eliminar
    3. Olá a todos,
      O desenvolvimento da sustentabilidade e construção em Portugal tem vindo a sofrer mudanças nos últimos 10 a 15 anos. Empresas de arquitetos começaram a interessar-se pela construção natural e viram aqui uma oportunidade de proliferar actividade, estudos universitários e testes de materiais começaram a fazer-se. E o licenciamento? Como está o licenciamento destas casas em Portugal? Alguém me sabe dar informações em relação ao licenciamento de casas construídas com materiais naturais em Portugal?
      Muito obrigado em avanço. Um bem hajam.

      Eliminar
    4. Boa noite t, obrigada pela visita e comentário. Julgo que o licenciamento continua igual, ou seja, igual às casas comuns, de betão, com ainda dificuldade em arranjar quem faça o projeto de estruturas para este tipo de construção. Entretanto, os painéis de palha prensada parecem ser também uma solução atrativa, eventualmente mais profissional. Veja em https://www.pinhopalha.com/ (Portugal), ou https://ecococon.eu/ (algures na Europa); acho que também há fabricante(s) em Espanha.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.