terça-feira, 12 de novembro de 2013

Transgénicos fora de controle em todo o mundo

Comunicado da Plataforma Transgénicos Fora , 2013/11/12: 


Imagem obtida do relatório da TESTbiotech
Lisboa/Munique - 12 Nov 2013 - É hoje divulgado o primeiro relatório global sobre o alastramento incontrolável da contaminação transgénica em espécies como o milho, arroz, algodão, colza e até um choupo e uma gramínea.

Este problema já foi detetado em regiões e países como os Estados Unidos, Canadá, América Central, Japão, China, Austrália e Europa. Em muitos casos as plantas foram descobertas muito para lá dos terrenos onde estavam cultivadas. Em algumas regiões, os transgenes já passaram para as plantas selvagens.

Esta síntese documental é publicada no arranque da conferência internacional sobre coexistência entre agricultura transgénica e convencional que começa hoje em Lisboa e é patrocinada pela indústria, incluindo Monsanto e Pioneer. O Comissário Europeu Tonio Borg marcará presença através de vídeo, e a Ministra Assunção Cristas também falará na sessão de abertura.

"A coexistência entre a agricultura transgénica e a biodiversidade é uma miragem. A contaminação já chegou às populações selvagens e continua a espalhar-se: quem vai proteger os ecossistemas? Estamos perante um passo irreversível e insustentável e é a indústria que está a decidir por nós, com toda a ligeireza.", afirma Margarida Silva, da Plataforma Transgénicos Fora.

Há várias razões para a contaminação. Para além dos cultivos comerciais e dos campos experimentais de transgénicos, as quedas de semente viável durante o transporte de matérias primas para alimentação e rações são também uma fonte de poluição generalizada. As consequências não podem ser antecipadas com exatidão, e torna-se claro com este relatório que não se consegue prever como é que as plantas transgénicas vão interagir com as restantes.

"O Comissário Tonio Borg, que está atualmente a tentar forçar a entrada de mais transgénicos na União Europeia, devia ter consciência das consequências desta tecnologia à escala mundial", lembra Christoph Then, do Testbiotech, o instituto que produziu o relatório. "Precisamos de legislação que garanta que a libertação de transgénicos é bloqueada a não ser que que seja possível proceder à sua remoção sempre que necessário."

Um dossiê jurídico publicado recentemente pelo Testbiotech mostra falhas legais significativas. O princípio da precaução, tal como estabelecido pela UE, só pode ser implementado se houver mecanismos de remoção dos transgénicos em caso de necessidade face a uma eventual emergência ambiental. Falta clarificação jurídica e prática, o que significa um risco acrescido para as sementes de que depende o futuro de todos.

O relatório hoje publicado - Transgene escape: Global atlas of uncontrolled spread of genetically engineered plants - foi preparado com o financiamento da Fundação Gregor Louisoder Umweltstiftung, de Munique (Alemanha).»


Ligações:
Relatório: http://www.testbiotech.org/en/node/944
Dossier jurídico sobre falhas da legislação europeia: http://www.testbiotech.org/en/node/915
Plataforma Transgénicos Fora: http://www.stopogm.net/
Conferência internacional GMCC13: http://gmcc13.org/»

3 comentários:

  1. Sigo-a, com atenção redobrada! E não é apenas por a "coisa" nos passar em casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério, é bem preciso muita atenção neste assunto, a contaminação gerada pela libertação de transgénico para o ambiente pode e parece que está a tornar-se um autêntico ecocídio de escala planetária! São perdas de biodiversidade gravíssimas e irreversíveis

      Eliminar
  2. E eu que queria ser activista em todas as frentes, mas não sou hiperactiva...mas faço o melhor que posso.

    É que tb adoro contemplar o que ainda nos sobra...

    beijinhos, querida!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.