quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"STOP VIVISECTION" - Contra a tortura em nome da "ciência"


Se é contra o sofrimento de animais em experiências científicas, assine (online) a Iniciativa de Cidadania Europeia STOP VIVISECTION e divulgue-a. A recolha de assinaturas termina a 30 de outubro 2013.

"A iniciativa STOP VIVISECTION oferece aos cidadãos a possibilidade de exprimirem o seu desacordo em relação às experiências com animais e de exigir da União Europeia um procedimento científico avançado, que proteja a saúde dos seres humanos e ao mesmo tempo os direitos dos animais. Graças à iniciativa de cidadania europeia, com 1 milhão de assinaturas os cidadãos europeus podem tomar parte na definição de políticas da União Europeia." (http://www.stopvivisection.eu/pt-pt)

Dia 4 de outubro é o Dia do Animal, e se realmente gosta de animais, assinar esta ICE é o mínimo que pode fazer para ajudar a que a Europa evolua e se oponha à prática cruel e desnecessária da vivissecção. Eu vi, no filme “Earthlings” e a custo de muitas lágrimas, o que eles fazem nos laboratórios, e é mesmo o pior do pior, como dizia Gandhi.  A diretiva europeia em vigor (2010/63/EU de 22 de setembro), apesar de se intitular “relativa à proteção dos animais utilizados para fins científicos” permite muitas atrocidades.

"A vivissecção é o pior de todos os piores crimes que o homem está atualmente cometendo contra Deus e sua criação."Mahatma Gandhi

"Atrocidades não são atrocidades menores quando ocorrem em laboratórios, ou quando recebem o nome de 'pesquisa médica'."  George Bernard Shaw

"Se experiências em animais fossem abandonadas, a humanidade teria tido um avanço fundamental". Richard Wagner


No município do Rio de Janeiro, foi criada uma lei pelo então vereador, o ator Cláudio Cavalcanti, (na foto) que infelizmente faleceu há dias, no dia 29 de setembro, com 73 anos. Fica aqui esta pequena homenagem a um grande ativista dos direitos dos animais, que em 8 anos de vereação (2000-2008), e contra lobbies poderosíssimos, conseguiu a aprovação de 29 leis de defesa dos animais (fonte: wikipedia).

«A vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas.
Na terminologia dos defensores de animais, é generalizada como uso de animais vivos em testes laboratoriais (testes de drogas, cosméticos, produtos de limpeza e higiene), práticas médicas (treinamento cirúrgico, transplante de órgãos), experimentos na área de psicologia (privação materna, indução de estresse), experimentos armamentistas/militares (testes de armas químicas), testes de toxicidade alcoólica e tabaco, dissecação, e muitos outros.
Esta técnica é utilizada em experimentação animal, apesar de ter vindo a ser, gradualmente, substituída por técnicas alternativas não-invasivas. Leis estão também a ser editadas a fim de que sejam preservados os direitos animais, proclamados em assembleia da UNESCO, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978.» (fonte: wikipedia)



2 comentários:

  1. Boa, Manuela!

    E pensar que ainda a maioria de nós dos países des-envolvidos, não sabe que usam produtos com tanto sofrimento...É triste sim.

    Somos mesmo des-envolvidos com tanta coisa! Há que partilhar mesmo o mais possível tudo o que já sabemos, com quem não sabe. É não desistir e ter foco no objectivo, como tão bem tu o fazes.

    Grata e muitos beijinhos para ti, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá aNaTureza

      Eu é que agradeço as tuas palavras de incentivo. É muito triste que a maioria não faça a mínima ideia que ocorre em quase todo o mundo um verdadeiro holocausto animal, e que muitos nem queiram saber quando desconfiam, para não terem de sair da zona de conforto. Mas pode ser que aos poucos as coisas vão mudando para melhor.

      Obrigada e beijinhos :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.