domingo, 8 de setembro de 2013

Setembro, mês de Troca de Sementes

O Verão está na reta final, e aproxima-se a época das sementeiras de Outono, por isso, de norte a sul grupos de cidadãos organizam Encontros para Troca de Sementes.
Recolher e partilhar sementes contribui para a soberania alimentar, para a preservação da biodiversidade das variedades alimentares (e não só), e também para a economia familiar, reduzindo os gastos na compra de sementes.  Mas porque a recolha e preservação de sementes também tem o seu saber, estes Encontros este ano estão acompanhados de oficinas sobre sementes.


Vila Nova de Famalicão, 14/9

A 2ª Troca de Sementes de Famalicão, organizada pelo Grupo Famalicão em Transição, ocorrerá no próximo sábado dia 14 de setembro, no Parque da Devesa, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A Troca de Sementes é totalmente livre e gratuita, e ocorrerá junto às Hortas, das 14.30h às 17.30h. Evento no Facebook aqui.
Da parte de manhã, a começar ás 10.30h, haverá um Workshop sobre Sementes (recolha e preservação) com a Atimati, na Casa do Território, também no Parque da Devesa. Na parte final deste workshop haverá partilha de sementes autóctones. O custo do workshop é de 6 euros(  inscrição: famalicaom@gmail.com).

Lisboa, 21/9

Sábado dia 21 de setembro, Encontro Sementes em Movimento, das 10h00 às 17h30  na Biblioteca Municipal dos Olivais (junto à Quinta Pedagógica e Olivais Shopping), organizado pelo PAN - Partido Pelos Animais e Pela Natureza. Programa com várias atividades no evento no Facebook.


Porto, 28/9

Sábado dia 28 de setembro, Encontro Troca de Sementes Porto, a partir das 14h30 no Parque da Cidade do Porto, organizado pela Atimati:
"Caso ainda não tenham sementes para trocar, podem sempre comprar um pacote de algum vegetal ou fruto que gostem e oferecer para troca. Não tragam sementes híbridas. Podem também trazer estacas ou plantas em vaso. Um lanche para partilhar entre todos é sempre bem vindo." (Evento no Facebook aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.