domingo, 5 de maio de 2013

Permacultura - princípios de design

No dia internacional da permacultura 2013, falamos sobre os princípios de design em permacultura.  Com o centro nos 3 princípios éticos (cuidar da terra, cuidar das pessoas, e partilha justa), os 12 princípios de design em permacultura, baseiam-se na ecologia, a ciência que estuda as interações entre os seres vivos e entre estes e o seu ambiente, e mais especificamente da ecologia de sistemas. São eles:

1 - Observe e interaja
2 - Capte e armazene energia
3 - Obtenha rendimento
4 - Pratique a autoregulação e aceite feedback
5 - Use e valorize os serviços e recursos renováveis
6 - Não produza desperdícios
7 - Design partindo de padrões para chegar aos detalhes
8 - Integrar ao invés de segregar
9 - Use soluções pequenas e lentas
10 - Use e valorize a diversidades
11 - Use as bordas e elementos marginais
12 - Use criativamente e responda às mudanças

Imagem obtida em http://permacultureprinciples.com/pt/pc_principles_poster_pt.pdf

A explicação sobre cada um destes princípios pode ser lida no site PermaculturePrinciples.com e, de forma mais completa, em "Os Fundamentos da Permacultura", um resumo traduzido dos conceitos e princípios apresentados no livro "Permaculture: Principles & Pathways Beyond Sustainability", da autoria de David Holmgren.

No ano passado, tivemos aqui a mensagem de Geoff Lawton, hoje ficamos com a mensagem de David Holmgren, co-criador do conceito da Permacultura:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.