sábado, 11 de maio de 2013

ISMAEL - "como as coisas vieram a ser o que são"

ISMAEL (ISHMAEL - An Adventure of the Mind and Spirit) é um pequeno grande livro do escritor norte-americano Daniel Quinn, de 1990. Em Portugal o título é "Ismael - Como o mundo veio a ser o que é", e no Brasil, adotou o nome "Ismael - Um romance da condição humana". Só posso aconselhar todos aqueles que se preocupam com a situação global a lê-lo. Eu li-o em poucas horas, e de seguida, pois não consegui parar. De algum modo, fez-me lembrar a Alegoria da Caverna, de Platão. O texto que se segue define-o melhor do que eu poderia definir.

«Esta é uma leitura necessária e urgente para todos aqueles, jovens e adultos, que têm um desejo sincero de salvar o mundo. O que sabemos da humanidade e de seu comportamento? A história oficial, vista por olhos humanos, é um desfilar de nossas grandes conquistas e, ao mesmo tempo, contraditoriamente, a angústia de reconhecer a ameaça de uma iminente extinção da espécie.

Todos compartilhamos dessa angústia e procuramos meios de interferir que esse futuro sombrio não se concretize. Todos temos um desejo sincero de salvar o mundo! E gostaríamos de encontrar um professor disposto a nos acolher como discípulos para nos ensinar a satisfazer esse desejo. O narrador dessa belíssima fábula teve a oportunidade.»


Se ainda não leu o livro e não o tem, aproveite para descarregar a versão brasileira, disponível em português (brasileiro) em Camino Sustenible (aqui).  Abaixo, dois pequenos extractos:

«“ Somente uma coisa pode nos salvar”, continuei. “Temos de aumentar nosso domínio sobre o mundo. Todo esse estrago foi causado por nossa conquista do mundo, mas temos de continuar a conquistá-lo até que nosso governo seja absoluto. Então, quando nosso controle for completo, tudo ficará bem. Teremos poder de fusão. Não haverá mais poluição. Ligaremos e desligaremos a chuva. Plantaremos um alqueire de trigo num centímetro quadrado. Transformaremos os oceanos em fazendas. Controlaremos o clima, e não haverá mais furacões, tornados, secas e geadas inoportunas. Faremos as nuvens soltarem sua água sobre a terra em vez de despejá-la inutilmente no oceano. Todos os processos vitais deste planeta estarão em seu lugar, onde os deuses querem que estejam: em nossas mãos. E nós os manipularemos assim como um programador manipula um computador. É a situação do momento. Precisamos aprofundar a conquista. E, ao aprofundá-la, destruiremos o mundo ou o transformaremos num paraíso; o paraíso que era destino do homem criar com seu governo. E se conseguirmos isso, se finalmente nos tornarmos os senhores absolutos do mundo, então mais nada nos deterá. Entraremos na era de Jornada nas estrelas. O homem se lançará no espaço para conquistar e governar todo o universo. E este pode ser seu destino último: conquistar e governar todo o universo. Que ser maravilhoso é o homem!”»

«As pessoas de sua cultura se agarram com uma tenacidade fanática à idéia de que o homem é especial. Querem desesperadamente perceber um imenso abismo entre o homem e o resto da criação. Essa mitologia da superioridade humana justifica que façam o que bem quiserem com o mundo, assim como a mitologia de Hitler sobre a superioridade ariana justificou que fizesse o que bem quisesse com a Europa. Mas essa mitologia não é muito satisfatória, afinal.»


4 comentários:

  1. Toda a espécie de vida, sim, é especial. E nós, estamos a estragar a vida da maioria da nossa própria espécie, e connosco arratamos todas as outras...

    Penso que a origem do "mal do mundo" está no tamanho ego dos humanos.

    Beijinhos querida Manuela!

    VIVA A VIDA!

    ResponderEliminar
  2. Olá querida aNa Tureza

    Boa síntese, esse ego imenso que o faz julgar-se superior aos outros elementos da natureza!

    Ou estamos a estragar a vida da maioria das outras espécies, e assim arrastamos a nossa própria espécie...

    Beijinhos e Viva a VIDA :)

    ResponderEliminar
  3. Mais um livro a procurar na biblioteca municipal! :-)

    Estou com a aNa Tureza: realmente o probelma é o ego humano.
    A ver se percebemos que a Vida é mais importante!

    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia

      Neste caso, nem precisas de ir à biblioteca, o livro está disponível nesse link, embora na versão português do Brasil. De qualquer modo, é extremamente fácil de ler no PC, isto digo eu, que não gosto de ler no monitor mais de uma ou duas páginas.

      Beijinhos e bom fim de semana para ti também :)

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.