sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hortas Urbanas de Famalicão

Já estão a funcionar as Hortas Urbanas de Famalicão, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. 

Situadas junto a uma das entradas do Parque da Devesa, o projeto inclui mais de 170 talhões de 25 m2 para hortas familiares, hortas inclusivas, mais altas, para pessoas com mobilidade reduzida, hortas pedagógicas destinadas a atividades com crianças, e hortas solidárias, cuja colheita se destina às lojas sociais.

As hortas funcionarão em modo biológico, uma das premissas chave do projeto, estando já a decorrer a formação básica em agricultura biológica aos utilizadores que se inscreveram em novembro passado. 

Com certeza que estas hortas irão contribuir para para disseminar boas práticas agrícolas e ambientais e para o bem estar dos famalicenses. Através delas será promovido o convívio e troca de saberes e experiências, uma melhor saúde através de uma alimentação mais rica e mais limpa e de exercício físico, e também a economia doméstica.

Um esboço da planta do projeto:

O local no verão passado:


Em obras:


Quase pronto:



A ramada no caminho principal

Compostor:


As futuras hortas inclusivas:

E com os utilizadores já a trabalhar, no dia 19/4/2013 (hoje),


a preparar a terra e a plantar o que já semearam nas aulas práticas:

Daqui a poucos meses, estará tudo verde e colorido com flores e frutos! Como colaboradora deste projeto na sua fase incial, é com muita satisfação e orgulho que vejo o entusiasmo dos famalicenses utilizadores destas hortas, e a quem desejo excelentes colheitas. Bom trabalho e bom proveito a todos! 

1 comentário:

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.