segunda-feira, 11 de março de 2013

Os fantasmas andam por aí

Para uns, foi um ditador, para outros, foi um herói. Goste-se ou não se goste do homem, merece ser ouvido o discurso que Hugo Chávez proferiu na COP15, Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas, em Copenhaga, dezembro de 2009. Nem endeusar, nem endemoninhar, apenas ouvir. Porque os fantasmas andam aí:

6 comentários:

  1. "Um mundo finito, não suporta um projecto infinito"

    Tenho que divulgar isto

    (obrigado Manuela)

    ResponderEliminar
  2. Passando ao lado de todos os outros problemas ambientais que são mencionados e que são reais, como o esgotamento dos recursos naturais e o desenvolvimento insustentável e destruidor para o Planeta, esta história do "aquecimento global" provocado pela actividade humana é uma Enorme Mentira, que já foi exposta, há anos atrás.

    Para além da imprensa controlado pelos grandes interesses económicos, que muito energicamente propagandeava (e ainda propagandeia) toda esta falsidade, ser algo no qual, por norma, não se deve confiar, os cientistas por trás de toda esta mentira foram já apanhados a aldrabar os dados científicos que apresentavam e a explicar como o faziam.

    Pesquisem o termo "Climategate" ou procurem saber o que tem a dizer o autor Christopher Monckton, por exemplo, se quiserem tirar as dúvidas quanto ao que eu digo.

    As explicações para toda esta Enorme Falácia encontram-se aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua opinião, Fernando Negro. Diferente da minha, mas verdades absolutas, há muito poucas.

      Eliminar
    2. A questão não é uma de opinião, mas sim de factos...

      É o aumento de temperatura que causa o aumento de CO2 na atmosfera, e não o contrário. E tal ocorre com um desfasamento de 800 anos.

      (Quanto às razões para tal mentira ser propagandeada, e quanto à credibilidade ou não das pessoas que as denunciam, é outra história, que posso discutir à parte.)

      O planeta não está sequer a aquecer. Pelo contrário, da última vez que soube dos dados reais e fidedignos de medição das temperaturas, o Planeta tinha vindo até a arrefecer nos últimos 9 anos. O autor Christopher Monckton, por exemplo, vai buscar os dados directamente às Universidades que fazem as medições (antes destes serem "processados" pelos média de massas e afins) e estes mostram que não há sequer "aquecimento" nenhum.

      http://www.youtube.com/watch?v=wuj_tlRRQdQ
      http://vimeo.com/8023097

      Ignorem a propaganda dos média de massas e reparem simplesmente no tempo que tem feito... Notam realmente algum aumento de temperatura desde que nasceram? (E não me venham com a história dos fenómenos, ditos "extremos", que saiem da norma... Pois, o nosso Planeta nunca foi algo de "estável" em termos climáticos. A erosão costeira é um fenómeno que sempre existiu. E as ondas de calor, as tempestades e afins são fenómenos que, embora ocorram poucas vezes, é também normal que aconteçam.

      Vejam, por exemplo, o excelente documentário que se segue, feito com depoimentos de vários cientistas de renome internacional dos quais os média não vos falam, e depois digam-me se ainda acreditam ou não nesta falácia...

      (em inglês) http://www.youtube.com/watch?v=52Mx0_8YEtg
      (em francês) http://www.youtube.com/watch?v=1mYPIUoFHCc

      (Escreve este texto alguém que andou a engolir esta Mentira durante 10 anos e que até só tirou a carta de condução aos 30 por causa disso...) :)

      Eliminar
    3. Fernando Negro

      Este "post" não se destinava a discutir aquecimento global ou alterações climáticas, apenas a divulgar um discurso que revela um estado do mundo preocupante, que por acaso, fala no assunto. Raras vezes falo aqui de "aquecimento global" ou "alterações climáticas", porque neste tema, não sei porquê, há muitas pessoas convencidas de que as suas opiniões são verdades absolutas, o que torna o diálogo muito difícil.

      Claro que eu tenho a minha opinião, que é a de que:
      SIM, o planeta está a aquecer! SIM, as emissões de gases com efeito de estufa pelas atividades humanas contribuem para o aquecimento global e alterações climáticas!

      Estas opiniões são baseadas naquilo que investiguei e estudei sobre o assunto, e "climategates" e teorias que afirmam não haver aquecimento global, ou então que o há, mas que não tem origem nas atividades humanas, não me passaram ao lado, nem os seus argumentos.

      Contudo, e apesar de saber que HÁ grandes interesses por trás, de UM LADO E DE OUTRO, continuo a achar muito mais lógica e muito mais bem fundamentada a tese de que o planeta está a aquecer e as emissões antropogénicas contribuem para o efeito.

      Vi há tempos esse filme "A grande farsa do aquecimento global", com legendas em português, aqui: http://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4

      Sobre a influência do sol nas últimas décadas e a razão porque a curva laranja para primeiro e a curva azul depois, recomendo vivamente este pequeno vídeo: http://youtu.be/_Sf_UIQYc20
      Sobre o argumento de que não há aquecimento global: http://www.skepticalscience.com/global-warming-stopped-in-1998.htm
      Sobre o facto (verídico) de que o aumento de temperatura causa aumento de CO2 (o que não invalida o contrário): http://www.skepticalscience.com/translation.php?a=7&l=10

      E também sobre o documentário "The Great Global Warming Swindle” e sobre Christopher Monkton, uma opinão: http://www.durangobill.com/Swindle_Swindle.html

      Mas, como não sou simultaneamente especialista em meteorologia, física, química, geologia, biologia, ecologia, climatologia, paleoclimatologia, não me atrevo a afirmar que a minha opinião neste tema é a verdade. Aliás, nem que fosse especialista nessas áreas todas da ciência e outras tantas me atreveria a afirmar que as minhas convicções são a verdade absoluta, porque uma das convicções que tenho é a de que verdades absolutas há muito poucas.

      Mais uma vez, muito obrigada pela sua opinião.

      Eliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.