sexta-feira, 8 de março de 2013

Mães de Transição

Este ano o Dia da Mulher por aqui é dedicado ao Grupo Mães de Transição, uma excelente ideia catalisadora de partilhas, de convívio, de uma vida mais próxima da natureza e uns dos outros, de amizade e de um futuro mais verdadeiro.

A não perder a reportagem e entrevista sobre as Mães de Transição que passou na TVI no dia 4, no programa "A Tarde é Sua", e onde participaram a Sónia Da Veiga, co-autora do blogue parceiro Agir pela Sustentabilidade (entre outros),  a Sofia Passos, iniciadora do projeto Mães de Transição, e com a participação (na reportagem) da Sílvia Floresta que pratica e ensina permacultura, também a crianças, na Quinta dos Sete Nomes.
(ver aqui)
  
E para saber mais detalhes de como funciona esta fantástica rede, visite a página Mães de Transição, donde retirei os seguintes textos (a azul):

«Mães de Transição é uma rede de apoio mútuo, numa cultura de proximidade, entre Mães que apostam num processo de Transição como sugerido pela transitionnetwork.org e pela ética da Permacultura segundo David Holmgren.» (mais em Sobre nós)

«As Mães de Transição é um projecto feito de todas para todas. Não somos uma organização ou um projecto com actividades para Mães. Somos as próprias Mães encontrando-se, ou desenvolvendo juntas com as nossas crianças e muitas vezes com as nossas famílias e amigos as famílias alargadas de apoio mútuo, enquadramento seguro e construtivo com que sempre sonhámos.» (mais em Como funciona)

Imagem de Correio da Manhã
«Para pertencer não é preciso ser mãe. Basta ser mulher e sentir o impulso de cuidar. Cuidar de si mesma, das pessoas, da vida e da terra. Cada mãe de Transição é família com todas as outras, mães, irmãs, tias, avós... todas com muito para dar e receber. É isso que construímos e a realidade a que queremos pertencer.» (mais aqui)

O projeto tem crescido, e conta já com cerca de 500 mães de transição espalhadas pelo país em grupos maiores ou mais pequenos. 

Para além desta passagem na TVI também já foi publicado um artigo no Correio da Manhã.

Foi com muito orgulho que vi a Sónia a dar a cara e a emprestar a alma a esta bela iniciativa!

Parabéns e força, Sónia, Sofia, e a todas as MÃES DE TRANSIÇÃO! Continuem a desbravar o bom caminho!

(Nota: este mensagem é semelhante à publicada no dia 5/3/2013 no blogue parceiro Agir pela Sustentabilidade)

4 comentários:

  1. Querida Manuela:
    Muito obrigada pela divulgação, ainda por cima neste dia tão feminino!
    Que todas as mulheres, especialmente as Mães, se possam sentir mais acompanhadas graças a projectos como este!!! ;-)

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, IrMãe Sónia, continua a tua bela jornada como Mãe de Transição!

      Beijinhos e boa semana :)

      Eliminar
  2. Vamos divulgar, uma area importantissima, especial,pouco aparecendo na midia ou pouco conhecida pelas mulheres.Parab[ens. Vamos divulgar. Sonia Maria

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.