terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pelas abelhas - urgente!

Já apelei há dois anos atrás, a uma petição da Avaaz para proteger as abelhas, mas dada a urgência e importância do tema, volto a fazê-lo:

48 horas para proibir assassinos de abelhas


"Silenciosamente, a nível mundial, biliões de abelhas estão a morrer, ameaçando as nossas colheitas e alimentos. Mas, nas próximas 48 horas, a União Europeia pode mover-se para banir os pesticidas mais venenosos, e traçar o caminho para uma proibição global que poderá salvar as abelhas da extinção.

Quatro países da UE começaram a proibir esses venenos, e algumas populações de abelhas já estão a recuperar. Dias atrás, o supervisor oficial de segurança alimentar europeia afirmou pela primeira vez que certos pesticidas são fatalmente prejudiciais às abelhas. Agora, especialistas e políticos europeus estão a pedir uma proibição imediata. Mas a Bayer e outras gigantes produtores de pesticidas estão a fazer um forte lobby para mantê-los no mercado. Se fizermos um enorme enxame de indignação pública agora, podemos forçar a Comissão Europeia a colocar a nossa saúde e o ambiente à frente do lucro de alguns.

Sabemos que as nossas vozes contam! No ano passado, a nossa petição de 1,2 milhões obrigou as autoridades dos EUA para abrir uma consulta formal sobre pesticidas - agora, se chegarmos aos 2 milhões, podemos convencer a UE a livrar-se desses venenos loucos e abrir o caminho para uma proibição mundial. Assine a petição urgente e partilhe - a Avaaz e os deputados líderes entregarão a nossa mensagem antes da reunião chave desta semana em Bruxelas.

Aos decisores da UE:
Apelamos à proibição imediata do uso de pesticidas neonicotinoides. A morte catastrófica de colónias de abelhas pode colocar a nossa cadeia alimentar em perigo. Se agirem urgentemente com precaução agora, poderemos salvar as abelhas da extinção."
Se não faz parte dos 1,4 milhões que já assinaram, assine aqui e ajude achegar aos 2 milhões! 

5 comentários:

  1. Já está Manuela, e vou fazer o que costumo fazer...

    ResponderEliminar
  2. Manuela,

    Esse apelo faz todo o sentido, as abelhas são essências no polinização. Muita gente acha esse assunto secundário, mas é fundamental. Obrigado pela tua chamada de atenção.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela... Olá a todos!

    Já assinei... Mas estou confuso!!! Já sabes que o meu cérebro não tem capacidade para processar muita informação divergente!

    Então a culpa não é dos vírus?

    Já agora... Já conseguiste ler o livro "Primavera Silenciosa"?

    Bjs e Abr para Todos
    voz a 0 db

    ResponderEliminar
  4. Vim através do Rogério, amiga Manuela, pois a Blogosfera para mim acabou.
    Tinha recebido por e-mail o mesmo texto e é realmente urgente fazer algo. mas não sei se não será tarde demais.
    Também tinha 3 colmeias que morreram.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já assinei. Obrigada pela divulgação!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.