sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Parem o salmão transgénico!


«Parem o ataque dos peixes Frankenstein

Os EUA estão prestes a servir a primeira carne modificada geneticamente do mundo: um salmão mutante que pode devastar as populações de salmão selvagens e ameaçar a saúde humana. Mas podemos impedi-los agora antes que esse estranho peixe Frankenstein apareça em nossos pratos de comida. 

Imagem obtida no The Independent
O novo salmão falso cresce duas vezes mais rápido que o original, e nem mesmo os cientistas sabem os efeitos a longo prazo que ele pode causar à saúde. Ainda assim, esse alimento está prestes a ser declarado seguro para consumo, baseado em estudos pagos pelas empresas que criaram a própria criatura modificada geneticamente! Felizmente, os EUA são obrigados legalmente a considerar a opinião pública antes de tomarem uma decisão. Uma crescente coalizão de consumidores, ambientalistas e pescadores estão pedindo ao governo que abandone esse plano mal-cheiroso. Vamos urgentemente criar uma avalanche de apoio global para ajudá-los a vencer essa causa. 

A consulta está acontecendo agora e temos uma chance real de manter o peixe mutante fora do cardápio. Assine para impedir a criação do peixe Frankenstein e compartilhe amplamente -- quando alcançarmos 1 milhão de assinaturas, nosso clamor será enviado oficialmente à consulta pública.

"Enquanto consumidores globais, pedimos que não aprove o salmão transgénico produzido pela AquaBounty para o consumo humano. Peixes modificados geneticamente são uma ameaça real para as espécies naturais marinhas e não há estudos suficientes sobre os efeitos a longo prazo causados pelo consumo de carne transgénica. Pior ainda, a aprovação do salmão transgénico pela FDA pode abrir as comportas para os animais modificados geneticamente ao redor do mundo. Pedimos que rejeite essa aprovação."»

9 comentários:

  1. Já está! E não paro... agora vou tentar travar as vespas vorazes e predadoras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rogério! Tarefa árdua a sua, pois essas vespas de que fala não são nada fáceis de travar!!!

      Eliminar
  2. Minha Boa Amiga Manuela Araújo,
    Como sempre na luta por um Mundo melhor! Acompanho-a e já votei. Que se consiga acabar com este peixe mal cheiroso... de vez!
    Beijinhos muito amigos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Já não chegavam os vegetais transgénicos que impingem à população, agora vem os animais! Cá para mim os que apostam nesta área devem ter também um gene mutante!

      Um abraço

      Eliminar
  3. Já há alguns anos que existe a ameaça...que se tornou realidade. Acho que deixamos...

    Estamos a aprender (leva tanto tempo), pode ser que nos tornemos mais rápidos e mais numerosos nas acções, mais do que nas, apenas, intenções...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva tempo, pois leva, aNaTureza, ainda por cima num tema deste do qual a maior parte das pessoas está totalmente desinformada.
      Nem quero imaginar estes peixes a escapar para rios e oceanos e a competir com os peixes naturais... a crescer o dobro, vão dar cabo das espécies naturais! E contaminá-las com os seus genes! Pior ainda do que nas espécies vegetais, pois os animais têm mobilidade!

      Eliminar
  4. Ja tinha assinado e também estou nessa luta contra mais um absurdo da ganância e da falta de limites humanas.

    ResponderEliminar
  5. Pois, as vespas de que fala o Rogério não são transgénicas, mas reproduzem-se à grande e até andam a dar cabo das que não o são...

    ResponderEliminar
  6. Manuela,

    Toda a cadeia alimentar estar a ser alvo, desde alguns anos, da cobiça das grandes indústria alimentares.

    Em relação a este assunto, basta ver em que condições são criados os animais que consumimos e quantas doses de antibióticos a que estão sujeitos. Mais de 60% dos antibióticos são utilizados na agro-pecuária, com todas as reacções cruzadas com os seres humanos.

    Em que condições são criados os animais de consumo? Com especial destaque para a aquacultura, em zonas saturadas de dejectos e produtos tóxicos humanos, alimentados com rações inadequadas, mas feitas para crescerem o mais rapidamente possível.

    Um beijo

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.