sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Encontro Troca de Sementes em Famalicão

No próximo dia 2 de fevereiro, antes das principais sementeiras de Primavera, haverá  em Famalicão um  Encontro Troca de Sementes, organizado pelo Grupo Famalicão em Transição e pelo Grupo Troca de Sementes, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão,

Os objectivos são: evitar a extinção das variedades tradicionais de plantas; contribuir para preservar a biodiversidade alimentar,  uma riqueza que se tem vindo a perder mundialmente de forma perigosa,  face à ganância das grandes multinacionais da biotecnologia; promover a nossa soberania alimentar; e relançar o antigo e benéfico costume de recolher as sementes vegetais e partilhá-las.  

Destina-se a todos aqueles que pretendem cultivar alimentos, seja na horta, no campo ou na varanda, quer tenham sementes ou plantas para partilhar, quer não tenham!

O Encontro ocorrerá no sábado, 2 de fevereiro de 2013, das 14:00h até às 17:00h, no Parque da Devesa.

Traga as suas sementes e venha ajudar a preservar a biodiversidade, a promover a nossa soberania alimentar e a evitar a extinção de variedades tradicionais de espécies vegetais.  E se não tiver sementes, apareça na mesma!

6 comentários:

  1. Minha Boa Amiga Manuela Araújo,
    Ainda bem que há iniciativas deste tipo e pessoas como a minha Amiga que lhe fazem propaganda!
    Bem Haja pelo seu cuidado!
    Muitos beijinhos amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís

      Encontro para Troca de Sementes é o primeiro que estamos a organizar em Famalicão, mas espero que seja o primeiro de muitos.

      Obrigada e um abtaço :)

      Eliminar
  2. Manuela, cá pelos Açores e através do nosso grupo transição e permacultura São Miguel (que se anda a multiplicar) tb temos feito muitos encontros de partilhas de tudo e, claro, sementes tradicionais. As pessoas andam-se a reunir e a discutir muita coisa, até mesmo a "educação livre". Bom, pode ser que eu por estar em contacto com tantas coisas bonitas, veja as coisas de uma maneira positiva, apesar de conhecer a realidade do mundo e a querer transformar de maneira mais combativa, mas participar de tudo isso, torna-nos muito positivos.

    Feiras comunitárias de trocas e venda do que se produz em casa, lojas de trocas e venda de coisas usadas, tb se multiplicam.

    Pode ser que não mudemos muita coisa, mas fazemos o melhor que podemos.
    "Darmos pequenos passos com motivação grandiosa, é o que poderá fazer a diferença"

    VIVA A VIDA! beijinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns, Ana Teresa, pela vossa atividade em S. Miguel, parece que a Transição vai de vento em popa :) Ótimo!!!!

      Cá por Famalicão a Transição esteve mais de meio ano em "coma", mas agora parece que acordou ;)

      Aos poucos, o mundo muda :)

      Beijinhos e viva a Vida :)

      Eliminar
  3. Olá Manuela,

    É de salutar estas iniciativas de troca de sementes, que finalmente parece que estão a sair da "clandestinidade" nacional (como se quem o praticasse fosse criminoso...ou "azeiteiro...)!
    No entanto, e sem qualquer presunção da minha parte, quero aqui fazer um alerta: a troca e preservação de sementes - autóctones, raras ou exóticas -, só ganha relevância, ou sentido, se juntamente com a preservação houver purificação.
    Os horticultores tem de tomar consciência que, só se pode preservar uma espécie se tal espécie não for híbrida, ou seja, tem de haver o cuidado e precaução em se recolher sementes puras.
    Este tema - protecção de sementes -, pode parecer algo muito complexo e até um pouco extenso, no entanto, uma vez lá "mergulhados" posso garantir que cativa com paixão qualquer horticultor.
    Há imensa matéria referente ao tema na net; basta uma pequena busca que logo se encontra.
    O tema, à primeira vista...pode parecer um Adamastor mas, tal e qual o dito cujo, só as aparências enganam...pois é de fácil "ultrapassagem" para um simples horticultor. O único senão, é não haver referências/explicações em português (de Portugal).
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
  4. Olá António

    Pois faz muito bem alertar, pois felizmente o que não falta é principiantes como eu, que precisam de ir aprendendo, e se alguém ensinar, muito melhor, pois evitam-se erros e extinções!

    Aproveitando a sua dica, disponibilizei uma digitalização de Tabela com as distâncias de segurança para alguma espécies hortícolas - "Tabela sobre tipo de polinização e distância de isolamento a outras variedades da mesma espécie, para garantir pureza varietal", retirada do artigo "Recursos genéticos - variedades regionais e produção de sementes em agricultura biológica", de Jorge Ferreira e António Stretch, no livro "As bases da agricultura biológica" Edibio, 2012 (no link atrás ou em https://docs.google.com/file/d/0B8B2CGp5G6YMQzBiTlJ6MTBwRG8/edit)

    Pode ser que seja útil.

    Muito obrigada e um abraço!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.