domingo, 9 de dezembro de 2012

Uma alegoria contemporânea

"Tax the Rich: An animated fairy tale", uma animação sobre as desigualdades económicas, de Mike Konopacki, narrada por Ed Asner e escrita e realizada por Fred Glass para a CTF (California Federation of Teachers). Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência...

3 comentários:

  1. Ola

    Nao tenho um conhecimento profundo sobre a matéria, embora também pense que o mundo actual esta muito vantajoso para os ricos. So nao acho que no mundo actual seja tudo mau. E é isso que receio nestes movimentos de esquerda. Mudar o que esta mal é justo, mas nao é preciso mudar o mundo todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno

      Também não tenho conhecimento profundo da matéria, mas o pouco que sei dá para ver que o mundo está muito mal. Acho que taxar mais os ricos não é uma questão de esquerda, é uma questão de justiça. Aliás, algo está fundamentalmente muito mal quando a fortuna pessoal dos 3 homens mais ricos do mundo é superior ao PIB dos 43 países mais pobres. Isso não quer dizer que não ocorram mudanças positivas em alguns locais ou setores, mas esta civilização deixou-se dominar pelo capitalismo predatório, e as diferenças entre ricos e pobres agravam-se de ano para ano. Se esta civilização está dominada por algo tão predador, não pode acabar bem. E o problema agrava-se, e de que maneira, quando olhamos pelo prisma de um mundo globalizado.

      Eliminar
  2. "Quando mudamos o modo de observar as coisas, as coisas que observamos também mudam"

    Já vi o mundo como o Bruno o vê. Claro que existem coisas boas, mas andam a acabar a uma velocidade estonteante e quem vê isso mais de perto, não somo nós, os países des-envolvidos, pois andamos (como já adjetivei, não envolvidos) distraídos com muitas coisas que não são essenciais, mas sim aqueles que todos os dias lutam pela sua sobrevivência literalmente. E porque os grandes saques ao planeta e à ética são os feitos nos países onde a sua população vive em condições miseráveis. Nem digo países pobres, porque enquanto a sua população é miserável, os governantes e afins são ricos, porque roubam e vendem os recursos do seu povo para seu próprio proveito.

    Enfim...

    Viva a Vida! Sempre!

    Esta palavra assim escrita dá-me o que pensar: des-envolvidos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o blogue "Sustentabilidade é Acção"!

Agradeço o seu comentário, mesmo que não venha a ter disponibilidade para responder. Comentários que considere de teor insultuoso ou que nada tenham a ver com o tema do post ou com os temas do blogue, não serão publicados ou serão apagados.